Antropolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
giaPLANO DE ENSINO

CURSO: Direito DISCIPLINA: Antropologia PERÍODO: 2º CARGA HORÁRIA: 50h AULAS SEMANAIS: 3h/a

EMENTA A antropologia como uma das manifestações do pensamento moderno: definiçõespertinentes ao campo. As questões básicas da teoria antropológica e a relevância crescente das práticas específicas concernentes à cultura. O conceito de cultura e suas implicações. Problemasclássicos e contemporâneos relativos à cultura, à sociedade e ao indivíduo.

OBJETIVOS - Demonstrar a necessidade de olhar o existente com outro olhar que possibilite a passagem do senso comum para aconsciência crítica. - Introduzir ao histórico e referencial teórico da Antropologia. - Estudar o processo de formação do homem na sua dimensão biológica, amorosa, social e cultural. - Introduzir aoconhecimento antropológico sobre o conceito de cultura e como ela opera. - Compreender a profunda influência do meio ambiente, da natureza, da cultura e da sociedade na vida humana. - Introduzir ao olharantropológico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Sensibilização para o olhar antropológico - Problematização da condição humana. - Uma experiência absurda. - A difusão da cultura. Histórico, conceitos, funções eobjetos de estudo O campo e a abordagem antropológica. A pré-história da Antropologia: a descoberta das diferenças pelos viajantes do século XVI e a dupla resposta ideológica dada daquela época aténossos dias. Da natureza da cultura ou da natureza à cultura.
1

Como opera a cultura. Emoções e linguagem na formação do homem e da cultura Racionalidade e emoção. A origem do Humano: a Linguagem.Evolução e competição. As emoções. O fundamento emocional do social. Reflexões sobre o amor. Fenomenologia do Homem A vida humana (Homo vivens). A dimensão corpórea do Homem (Homo somaticus). A culturae o homem (Homo culturalis) O conhecer sensitivo e intelectivo (Homo sapiens) Homo faber, Homo volens, Homo loquens, Homo socialis, Homo ludens, Homo religiosus. Sobre a contribuição de Freud,...
tracking img