Antropodas - crustaceos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTRÓPODAS – CRUSTÁCEOS
Os crustáceos receberam este nome por causa da composição do seu exoesqueleto de carbonato de cálcio, que forma uma crosta. São artrópodes de hábitos aquáticos, sendo amaioria marinha. As espécies mais conhecidas são as lagostas, camarões, siris, caranguejos, tatuzinhos e o Krill é o nome colectivo dado a um conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes aocamarão. Estes pequenos crustáceos são importantes organismos do zooplâncton, especialmente porque servem de alimento a baleias, jamantas, tubarões-baleia, entre outros.
O corpo é dividido em cabeça,tórax e abdome, ou em cefalotórax e abdome. Possuem 5 pares de apêndices, 2 pares de antenas na região cefálica, que é característica distintiva destes animais. Possuem um tronco segmentado e um telsonna região terminal, portador de um ânus. Em muitos crustáceos o tórax está coberto por uma carapaça dorsal.
Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras sãomodificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos.
Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.

Isópodes - apresentam numerosas patas e todassemelhantes. O principal representante desse grupo é o Tatu.
O bicho se chama bathynomus e é uma espécie de barata submarina que vive em altas profundidades se alimentando de peixes e animais mortos.Pois bem, este incrível invertebrado nunca havia sido filmado até que um submarino japonês de alta profundidade capturou em vídeo o que acontece com um peixe morto que vai parar no fundo.
A filmagemde um frenesi alimentar mostra os bathynomus se alimentando do peixe. Vemos também caranguejos gigantes enguias e coisas criaturas. A filmagem foi feita a 1500 metros de profundidade.
O aparelhodigestivo é formado pela boca, que se abre acima das mandíbulas, um esôfago curto e tubular, um estômago de parede fina, dividido em uma câmara cardíaca anterior e dilatada e uma câmara pilórica...
tracking img