Antonio grasmci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E. Prof ª Anna Maria Lúcia de Nardo Moraes Barros.







FILOSOFIA











ANTONIO GRAMSCI
























Americana,03 de Abril de 2012.ANTONIO GRAMSCI

Antonio Gramsci foi uma das referências essenciais do pensamento de esquerda no século 20, co-fundador do Partido Comunista Italiano.

Principais idéias


Gramsci sedistinguia de seus pares por desacreditar de uma tomada do poder que não fosse precedida por mudanças de mentalidade. Para ele, os agentes principais dessas mudanças seriam os intelectuais e um dos seusinstrumentos mais importantes, a escola.

Alguns conceitos criados ou valorizados por Gramsci hoje são de uso corrente em várias partes do mundo. Um deles é o de cidadania. Foi ele quem trouxe à discussãopedagógica a conquista da cidadania como um objetivo da escola. Ela deveria ser orientada para o que o pensador chamou de elevação cultural das massas, ou seja, livrá-las de uma visão de mundo que,por se assentar em preconceitos e tabus, predispõe à interiorização acrítica da ideologia das classes dominantes. 

Gramsci deteve-se particularmente no papel da cultura e dos intelectuais nosprocessos de transformação histórica. Suas ideias sobre educação surgem desse contexto. Muitos pensadores clássicos da educação, entre eles Comenius (1592-1670) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778),subordinavam o processo pedagógico à natureza. A própria evolução das crianças daria conta de grande parte do aprendizado. Gramsci tinha outra ideia: "A educação é uma luta contra os instintos ligados àsfunções biológicas elementares, uma luta contra a natureza, para dominá-la e criar o homem ‘atual’ à sua época", escreveu.

Importância da língua e da linguagem no processo de desenvolvimento do serhumano e no exercício da cidadania

Uma parte importante das reflexões de Gramsci sobre educação foi motivada pela reforma empreendida por Giovanni Gentile, ministro da Educação de Benito Mussolini,...
tracking img