Antonio carlos gomes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antonio Carlos Gomes

Antônio Carlos Gomes nasceu no dia 11 de julho de 1836 na vila de São Carlos (atual cidade de Campinas), província de São Paulo. Seu pai, Manuel José Gomes, era músico eregente de uma banda, sendo conhecido entre os conterrâneos pelo apelido de Maneco Músico.
Estudando música desde cedo, Antônio Carlos (ou Tonico, como o chamavam todos os amigos) tinha apenas oito anosde idade quando passou a fazer parte da banda de seu pai. Dentro de pouco tempo, o garoto já estava em condições de tocar qualquer instrumento da banda. Ao mesmo tempo, começava a produzir pequenascomposições, algumas das quais se tornaram bastante conhecidas em sua cidade.
Pouco depois de completar 23 anos, Carlos Gomes viajou para o Rio de Janeiro, onde conseguiu ser apresentado a D.Pedro II.Este, que sempre se interessou pela carreira dos artistas e intelectuais brasileiros, fez matricular-se no Conservatório Nacional de Música, cujo diretor era o compositor Francisco Manuel da Silva.Iniciou seus estudos com o professor Gioacchino Giannini, um italiano radicado no Rio de Janeiro desde 1846.
Carlos diplomou-se com louvor. Logo após a formatura, apresentou a primeira ópera de suaautoria, A Noite do Castelo (setembro de 1861). O sucesso da estréia foi tão grande que D.Pedro II, presente ao espetáculo, condecorou o compositor no próprio teatro, com a Ordem da Rosa. Dois anosdepois, Carlos Gomes repetiu o êxito anterior com a ópera Joana de Flandres, que foi considerada superior à primeira.
Em 1864, com uma bolsa de estudos concedida pelo Imperador, o compositor paulistaviajou para a Itália, a fim de aperfeiçoar-se na cidade de Milão. Ali completou em três anos um curso que normalmente se fazia em quatro, obtendo o diploma de Maestro Compositor.
Interessado em compor umaópera que tratasse de assunto verdadeiramente brasileiro, Carlos Gomes escolheu como tema de sua próxima ópera o romance O Guarani, de José de Alencar. A ópera, que recebeu o mesmo nome, estreou a...
tracking img