Antigo testamento - tanach

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O TANACH (ANTIGO TESTAMENTO)

Tanakh ou Tanach (em hebraico תנ״ך) é um acrônimo (abreviação) utilizado dentro do judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados(Canônicos), sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma bíblia Judaica.O conteúdo do Tanakh é equivalente ao Antigo Testamento, porém com outra divisão.
A palavra é formada pelassílabas iniciais das três porções que a constituem, a saber:
• Torá (תורה), também chamado חומש (Chumash, isto é "Os cinco") refere-se aos cinco livros conhecidos como Pentateuco, o mais importante doslivros do judaísmo.
Livros: Bereshit (Gênese), Shemot (Êxodo), Vayicrá (Levítico), Bamidbar (Números), Devarim (Deuteronômio).

• Neviim (נביאים) "Profetas"
Livros: Yehoshua (Josué), Shofetim(Juízes), Shemuel (Samuel), Melachim (Reis), Yesha'yáhu (Isaías), Yirmiyáhu (Jeremias), Yechezekel (Ezequiel), Trê-assar (Doze Profetas).

Kethuvim (כתובים) "os Escritos"
Livros: Tehilim (Salmos), Mishlê(Provérbios), Iyov (Jó), Shir Hashirim (Cântico dos Cânticos) Rut (Ruth), Echá (Lamentações), Cohêlet (Eclesíastes), Ester, Daniel, Ezra/Nechemyá (Esdras/Neemias), Divrê-Hayamim (Crônicas).De acordo com a tradição judaica, o Tanakh consiste de vinte e quatro livros. A Torá possui cinco livros, o Nevi'im oito e o Ketuvim onze.
Esses vinte e quatro livros são os mesmos livrosencontrados no Antigo Testamento protestante, mas sua ordem é diferente. A enumeração também difere: os cristãos contam esses livros como trinta e nove, pois contam como vários alguns livros que osjudeus contam como um só.
Esses livros também se dividem basicamente em quatro grupos de livros: Lei, História, Poesia e Profecia.

a) Lei - São 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levíticos,Números e Deuteronômio. Mais conhecidos como Pentateuco, esses livros tratam da origem de todas as coisas, da lei e do estabelecimento da nação israelita.
b) História - São 12 livros: de Josué a...
tracking img