Antibioticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
oticos1) Cite três indicações, em odontologia, para o uso de antibióticos.
No tratamento de infecção já instalada, como Abscesso endodôntico, Abscesso periodontal, Periodontite, infecção pós-cirurgica.
2) Qual a finalidade do uso de antimicrobianos profiláticos na prática clínica?
Profilática: pacientes que não apresentam sinais ou sintomas de infecções, mas que são submetidos a procedimentosque favorecem o surgimento de infecções.
3) Qual a diferença entre antibióticos bactericida e bacteriostático?
bactericida: destrói a integridade celular de bactérias em reprodução
bacteriostático: impede a reprodução
4) O que acontece quando a pessoa não faz o tratamento com o antibiótico até o fim e não completa as doses definidas pelo médico?
Nesse caso, as bactérias do paciente podem vira desenvolver resistência ao antibiótico, o que é um problema de saúde pública, pois o uso indiscriminado e incorreto de antibióticos vem crescendo a cada dia.
5) Como os antibióticos agem sobre os micro-organismos?
Os antibióticos interferem com os micro-organismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com maior eficácia.
6)Um dos grupos de antibióticos mais usados na prática odontológica é o de penicilinas. Cite dois riscos associados ao uso dessa droga.
Alergia, resistência aos antibióticos
7) Como surge a resistência antibiótica?
O uso inadequado de antibióticos conduz ao aparecimento de resistências, tornando os agentes antimicrobianos menos eficazes. A resistência pode ser adquirida via: transformação,conjugação, transdução e mutação.
8) Qual o mecanismo de ação dos seguintes antimicrobianos: penicilinas, cefalosporinas, bacitracina, vancomicina?
Inibição da síntese, ou, danos na parede celular
9) Não é recomendado o uso de tetraciclinas e penicilinas simultâneamente. Por quê?
Pois são antagônicas. Um inibe o efeito do outro.
10) Cite um substituto da penicilina em pacientes alérgicos.Clindamicina
1. Diferencie resistência primária de resistência secundária.ok
Na resistência primaria podemos encontrar bactérias naturalmente resistentes a antimicrobianos, sendo que somente concentrações inviáveis a seres humanos poderiam exercer efeitos sobre elas.
Já a resistência secundária também conhecida como resistência adquirida, ocorre através da exposição continua do antimicrobiano, nestetipo de resistência ocorre o desenvolvimento de novos mecanismos de defesa.

2. Cite dois exemplos clínicos em que ocorre a redução da eficácia da terapia antiinfecciosa.ok
Pode ocorrer a redução da eficácia na terapia antiinfecciosa quando existe a presença de abscessos com pus, restos celulares, proteínas, ph diminuído e condições de anaerobiose.
3. Sabe-se que a redução da vascularização emalgum sítio pode dificultar a penetração do antibiótico, porém existem medidas terapêuticas que podem atuar junto do fármaco ministrado para que essa dificuldade seja diminuída. Cite duas delas.ok
Drenagem e assepsia.
4. A quimioprofilaxia é definida como o uso de antibióticos para prevenir infecção em situações de alto risco, porém, não deve ser encarada como medida capaz de impedir qualquerprocesso infeccioso posterior a procedimento invasivo. Cite três, dos sete princípios, que abrangem uma quimioprofilaxia adequada. ok
1) Seleção criteriosa do paciente;
2) Análise dos procedimentos que realmente se beneficiam desse uso;
3) Definição do germe prevalente;
4) Seleção de antimicrobiano sabiamente eficaz contra esse germe;
5) Uso de único agente (monoterapia);
6) Aplicação emmomento adequado, para que níveis teciduais e sanguíneos de antibiótico sejam os mais altos possíveis durante o procedimento;
7) Duração curta da profilaxia, em acordo com a proteção a ser conferida.

5. Paciente 32 anos, masculino, realizou uma exodontia do dente 28 e ocorreu contaminação do seio maxilar por bactérias da cavidade bucal. Qual é o antimicrobiano que poderá ser utilizado nessa...
tracking img