Anomia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anomia

Ambiental








Introdução

No final do século XIX, a Europa passava por mudanças sociais onde a desorganização, a fraqueza e a desestruturação social estavam presentes, estado significa uma ausência de regras e normas na sociedade.

Esta desorganização social levaram os indivíduos a uma conduta desviante, pois não sabiam quais normas seguir. Pode se dizer também que é umestado de perda de identidade e falta de objetivos.


Uma sociedade que se encontra neste estado, procura seguir uma liderança que os agrade e que indique novos valores, mas essa forma pode trazer resultados positivos e negativos.



Emile Durkheim, em seu livro O Suicida, criou o termo anomia para mostrar que algo na sociedade não esta ocorrendo de forma ‘harmônica’. E neste livroDurkheim mostra que a sociedade moderna, fatores sociais, possui fortes influências nos indivíduos e em seu comportamento suicídio, pois os indivíduos não se viam sendo correspondidos pelos objetivos de vida, como por exemplos não se sentirem satisfeitos mesmo tento todo o dinheiro do mundo, assim eles não se identificam com a sociedade e busca uma forma de escapar no suicídio.



Noutros termos, aanomia é, para as ciências sócias, a incapacidade da estrutura social em proporcionar a certas pessoas aquilo de que precisam para superarem as metas da sociedade. Por isso, a anomia oferece uma explicação sobre conduta desviante.








Teoria da Anomia

A palavra tem origem grega e vem de a + nomos, donde a significa ausência, falta, privação, inexistência; e nomos quer dizer lei,norma. Etimologicamente, portanto, anomia significa falta de lei ou ausência de norma de conduta. Assim, a partir dessa significância Durkheim usou a palavra m seu famoso estudo sobre a divisão do trabalho social, com o intuito de explicar certos fenômenos que ocorrem na sociedade.
A partir daí surge uma série de estudiosos a cerca do assunto, onde há uma atenção especial aos estudos de ÉmileDurkheim e de Robert Merton, já os estudos de Robert Bierstedt emprega ao termo três diferentes significados:
* desorganização pessoal do tipo que resulta em um indivíduo desorientado ou fora da lei, com reduzida vinculação à rigidez da estrutura social ou à natureza de suas normas;
* conflito de normas, o que resulta em situações sociais que acarretam para o indivíduo dificuldades em seus esforçospara conformar às exigências contraditórias.
* ausência de norma, ou seja, situação social que, em seus casos limítrofes, não contém normas; e, em consequência, o contrário de sociedade, como anarquia é o contrário de governo.
Assim é possível dizer que dentro dos significados de anomia está sempre presente a ideia da falta ou abandono das normas sociais de comportamento. Dando razão à anomiaenquanto desvio de comportamento, ocasionado por ausência de lei, conflito de normas, ou ainda desorganização pessoal. Portanto é preciso entender que o estudo da anomia se preocupa não somente com os resultados das inúmeras rupturas nas normas sociais, mas também com as causas desses comportamentos adversos.

Exemplos de Anomia


Motins em Los Angeles e no Quénia


Em 1992, quando otribunal absolveu os polícias (brancos) acusados de espancar um jovem negro, ocorreram em Los Angeles inúmeros distúrbios provocados por pessoas – principalmente de raça negra – que acusavam as autoridades de racismo e discriminação. “Foram três dias de confrontos, incêndios, saques, depredações e uma onda de crimes que causaram 58 mortes, deixaram mais de 2800 feridos, destruíram 3.100estabelecimentos comerciais e causaram prejuízos estimados em mais de 1 bilhão de dólares.”


• Haiti: um exemplo de anomia

No Haiti, após o terremoto ocorrido a 12 de Janeiro de 2010, verificaram-se inúmeras pilhagens, agressões e outros atos de vandalismo. Durante meses as autoridades foram incapazes de fazer respeitar as leis e de gerir o país. Os observadores nacionais e internacionais para...
tracking img