Anne frank

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Vida e obra de Anne Frank 2

Gênero da obra 4

Contexto da obra 4

Personagens 7

Característica da obra 11

Glossário 14

Referência Bibliográfica 16

Vida e obra de Anne Frank

Seu nome completo era Annelies Marie Frank. Nascida ás sete e meia da manhã, na clínica União Patriótica das Mulheres em Frankfurt - Alemanha em 12 de junho de 1929. Algum tempo depois, em 1933assumia o poder na Alemanha o partido de Adolf Hitler

Era filha Otto Heinrich Frank, um homem de negócios e condecorado por ter lutado no exército alemão na Primeira Guerra Mundial e Edith Frank-Holander, irmã mais nova de Margot Frank. Formavam uma família de Judeus. Anne mudou-se com sua família para Amsterdã, na Holanda, em 1934, devido a perseguições nazistas aos judeus.

Juntamente comsua irmã Margot, foi matriculada em escolas locais, onde mostrou competência para os estudos, mostrando maior aptidão para leitura e redação. Viveu tranquilamente na Holanda por sete anos, mas infelizmente, em 1940 os alemães invadiram a Holanda, limitando cada vez mais a vida da família Frank e dos Judeus que ali viviam. Anne e sua irmã passaram a freqüentar uma escola somente para judeus. Todoseles também usavam a “estrela de Davi amarela” (ou estrela judaica), sendo que eram obrigados a ostentá-la em público, como um sinal distintivo de sua condição judaica.

Anne era uma adolescente popular, com muitos amigos, e a própria se rotulava de “namoradeira”, pois na época possuía muitos admiradores.

Em seu aniversário de 13 anos, em 12 de junho de 1942, Anne ganhou um presente deaniversário de seu pai, um livro de capa vermelha, xadrez, o qual fez de diário.

No início, Anne passou a relatar o seu dia-a-dia, contando sobre sua vida, família e amigos. Porém, pouco a pouco Anne passou a relatar as dificuldades enfrentadas pelos judeus durante a Alemanha Nazista.

Em julho de 1942, a família Frank recebeu um comunicado avisando que seriam transferidos para um campo detrabalhos forçados. Foi quando decidiram fugir para o esconderijo do anexo. O anexo consistia em dois cômodos localizados no fundo do escritório comercial de Otto Frank.

Anne e sua família contaram com a ajuda de quatro amigos para a montagem do anexo (Victor Kugler, Johannes Kleiman, Miep Gies e Bep Voskuijl).

Com as dificuldades de uma vida clandestina, Anne passou a escrever mais detalhadamenteos fatos da Segunda Guerra mundial, as dificuldades enfrentadas pela família e amigos que ali moravam com ela. Passou a chamar o diário de Kitty.

Além da família Frank, moravam também no anexo a família van Pels (Hermann, o sócio de Otto Frank, sua esposa, Auguste e o filho Peter) e o dentista Fritz Pfeffer (a quem Anne chamava de Sr. Dussel).

No começo Anne não se interessou por Peter,filho da família van Pels, mas após algum tempo de convivência, eles se aproximaram e iniciaram um romance, ali dentro do anexo, o que gerou mais força e entusiasmo para Anne, que ora ou outra demonstrava sinais de fraqueza ou tristeza.

Anne passava a maior parte do tempo escrevendo em seu diário ou estudando (matemática, línguas, história, taquigrafia, etc.).

Sonhava em de tornar-se umareconhecida escritora, esperava superar todas as dificuldades da vida clandestina, das perseguições contra os judeus e da guerra. Em 1944, Anne ouviu em uma transmissão de rádio que Gerrit Bolkestein, membro do governo holandês no exílio, esperava recolher testemunhos do sofrimento do povo holandês diante da ocupação da Alemanha nazista, ficou muito impressionada e decidiu reescrever e organizar seudiário, ao mesmo tempo continuou escrevendo seu diário original.

Através de um informante, que até hoje ninguém sabe quem é ao certo, o esconderijo foi invadido em 4 de agosto de 1944. Todos que ali viviam, inclusive Victor Kugler e Johannes Kleiman foram presos.

A família Frank foi mandada para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Foram separados dos prisioneiros mulheres e...
tracking img