Anjo negro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anjo Negro - Personagens e um resumo da obra
Anjo Negro é uma tragédia de escrita por Nelson Rodrigues. Publicada em 1946, a peça é divida em três atos, sendo o primeiro e o terceiro divididos em dois quadros.
Personagens de Anjo Negro
Além dos personagens listados abaixo, a história conta com a tia de Virgínia, suas primas, a empregada da casa, os coveiros das crianças e o "Coro das PretasDescalças". 

* Ismael - Um médico negro. Bem sucedido, o personagem renega a sua cor. Construiu uma fortaleza para impedir que sua esposa tivesse contato com homens brancos.
* Virgínia - Esposa de Ismael, a moça é assassina de seus próprios filhos. Além disso, odeia sua filha, fruto dum adultério cometido com seu cunhado Elias.
* Elias - Irmão branco de Ismael, este que, por sua vez, éfilho adotivo.
* Ana Maria - Filha de Virgínia e Elias.
Resumo do enredo de Anjo Negro

Primeiro Ato
1º quadro:
A história começa com o velório do terceiro filho de Ismael e Virgínia, morto com a mesma idade dos outros. A primeira ação é a das senhoras, que comentam de forma preconceituosa e levantam hipóteses sobre a causa da morte da criança.
Ismael e Elias, seu irmão cego e branco,se encontram. Elias diz que foi enviado pela mãe de Ismael para rogar sua maldição contra ele. O cego pede para ficar na casa de seu irmão de criação e para beijar o sobrinho morto. Depois ser humilhado por Ismael, Elias acaba ficando.
Virgínia discute com Ismael. Ela pede um quadro Jesus, mas Ismael não concede, pois não queria que ela tivesse contato com nenhum outro homem branco. Virgínia ficatranca no próprio quarto, enquanto Ismael e os quatro negros saem para levar o caixão.
2º quadro:
Virgínia chantageia a empregada que a destranca. Ela conhece Ismael e fica deslumbrada ao ver um rosto que não o de seu marido. Nessa cena, é contado um pouco da história dos dois personagens. Elias conta que Ismael o fez ficar cego. Virgínia conta que se apaixonou pelo noivo de sua prima e que, umdia, ao beijá-lo, sua tia a flagrou e ordenou que Ismael (que era um amigo da família) a violentasse.
Virgínia não aceita a proposta de Elias de fugir com ele.
Segundo Ato
Virgínia trai Ismael com Elias. A tia flagra Elias descendo das escadas que dão para o quarto de Virgínia e começa atormentá-la por ela ter uma amante. É revelado que Virgínia foi quem matou os filhos, por serem negros. A tiaconta sobre a traição para Ismael e vai embora, desejando que este mate sua esposa.
Ismael mata Elias.
Terceiro Ato
1º quadro:
Passam-se dezesseis anos. Agora eles tem uma filha: Ana Maria. 
Ismael cegou a filha quando era bebê, implantou o racismo dele nela e a fê-la acreditar que ele era o único branco do mundo. Ismael "ama" a filha, mas Virgínia a odeia, pois queria ter um filho homempara que quando ele crescesse ela pudesse o amar como homem.
Ismael permite que Virgínia conta a verdade para sua filha. Ele diz que expulsará sua esposa de casa e viverá com Ana Maria.
2º quadro:
Ana Maria não acredita na mãe. Virgínia tenta convencer a filha a fugir, a virar "mulher da vida". Ana maria diz já ser mulher e que ama Ismael como homem. 
Virgínia agora quer Ismael de que o ama. Apeça acaba com Ana Maria trancada dentro de um mausoléu construído por Ismael.
Sobre o autor de Anjo Negro
Nascido em 1912 no Recife, Nelson Rodrigues foi um cronista, dramaturgo e romancista. É considerado um dos mais importantes autores do teatro brasileiro contemporâneo. 
A sua obra é divida pela crítica em três fases: peças psicológicas, míticas e tragédias cariocas. Escreveu dezessete peçasde teatro, nove romances e centenas de contos e crônicas.

Anjo Negro, peça teatral de Nelson Rodrigues, foi escrita em 1946. O autor ao perceber o preconceito de que o negro é alvo na sociedade brasileira e a existência de preconceito no negro em relação a outro da mesma cor, resolveu escrevê-la. Naquela época, o Brasil encontrava-se em um período de grandes modificações na organização do...
tracking img