Bioetica e a psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista UNIP Instituto de Ciência Humanas Curso de Psicologia

TRABALHO DA DISCIPLINA: BIOÉTICA EM SAÚDE 1º PERÍODO NOTURNO

PROFESSORA: MARLENE

Almilene dos santos Aragão – B0199I-8 Ana Cecília de Barros Dantas - A9422A0 Viviane Valeria Tavares - T797BC6

2

INDÍCE

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................... 03 2 TEMA : Código de ética do psicólogo ................................................................. 04 2.1 Resumos do Tema............................................................................................. 14 3 RESUMO CIENTÍFICO ........................................................................................ 15 4 REFLEXÃO BIOÉTICA SOBRE O TEMA............................................................ 19 5 REFERENCIAS .................................................................................................... 20 6 ANEXO.................................................................................................................. 21

2

3

1 - INTRODUÇÃO

Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atenderdemandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo.

A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticasdesenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.

Códigos de Ética expressam sempre uma concepção de homem e de sociedade que determina a direção das relações entre os indivíduos.

A formulação deste Código de Ética, o terceiro da profissão de psicólogo no Brasil, responde ao contexto organizativo dos psicólogos, ao momento do país e ao estágio dedesenvolvimento da Psicologia enquanto campo científico e profissional.

Este Código de Ética dos Psicólogos é reflexo da necessidade, sentida pela categoria e suas entidades representativas, de atender à evolução do contexto institucionallegal do país, marcadamente a partir da promulgação da denominada Constituição Cidadã, em 1988, e das legislações dela decorrentes.

Consoante com a conjunturademocrática vigente, o presente Código foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. O processo ocorreu ao longo de três anos, em todo o país, com a participação direta dos psicólogos e abertos à sociedade.

3

4

2 – TEMA: CODIGO DE ÉTICA DO PSICOLOGO Este Código de Ética pautou-se peloprincípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo. Para tanto, na sua construção buscou-se: a. Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandamuma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional. b. Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços. c. Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e acrescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais. d. Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação. Ao aprovar e divulgar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, a expectativa é...
tracking img