Anions

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A importância da análise de ânions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando armamos uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numaamostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas.
Os ânions não se classificam em grupos como os cátions, na prática a amostra será submetida a uma série de testes prévios para que sejam eliminados alguns ânions, isto é, feito levando em consideração a solubilidade da mesma em água, o valor do pH da solução, tratamento com ácido sulfúrico concentrado à quente,reações com certos compostos específicos como o nitrato de prata (AgNO3), cloreto de bário(BaCl2) e testes de solubilidade da solução em meio ácido.

PROPRIEDADES DOS ANIONS

Carbonato (CO32-)
A maioria dos carbonatos é solúvel em água, apenas os carbonatos de metais alcalinos e amônio não se solubilizam em água.

Hidrogenocarbonato (bicarbonato) (HCO3-)
Bicarbonatos são sais que contêmo ânion HCO3-. Quimicamente são resultantes de uma reação de salificação parcial.
O bicarbonato mais importante é o bicarbonato de sódio. Devido a sua solubilidade relativamente baixa, é um intermediário no processo de obtenção do carbonato de sódio.
Os bicarbonatos se encontram em equilíbrio com carbonatos, água e CO2. Este equilíbrio intervém em muitos processos naturais eartificiais.
O fato de o bicarbonato de cálcio ( Ca(HCO3)2 ) ser mais solúvel do que o carbonato de cálcio ( CaCO3 ) é importante em geoquímica
Por tratar-se de sais derivados de um ácido fraco, os bicarbonatos têm caráter básico. Em água, hidrolisam, produzindo uma base mais forte.

Sulfito (SO32-)
Os sulfitos são  sais ou ésteres do ácido sulfuroso H 2 SO 3 . Sulfito são sais quecontêm o anion SO 3 2 - , sendo o mais importante o sulfito de sódio e sulfito de magnésio .
O íon sulfito tem forma quase tetaédrica com o átomo de enxofre no centro e três átomos de oxigênio e de um par de elétrons que apontam para os cantos.
Encontra-se presente em muitos vinhos dada a necessidade de  transferência dos barris de carvalho durante a última fase de fermentação.Em Química Inorgânica sulfitos podem ser ligados em complexos com metais de transição, ligando o metal central ou através do seu par de elétrons livres no átomo de enxofre ou de oxigênio, dependendo da natureza do metal utilizado, as condições de reação etc.

O tiossulfato (S2O32−)
É um oxiânion de enxofre produzido pela reação de íons sulfito com o elemento enxofre, em água a ferver. Oprefixo tio- indica que o íon tiossulfato é um íon sulfato com um oxigênio sendo substituído por um enxofre.
Ocorre naturalmente em fontes termais e em gêiseres, logo, em solução aquosa, e é produzido por certos processos bioquímicos. Algumas bactérias metabolizam tiossulfatos.
A ocorrência natural do grupo tiossulfato é praticamente restrita ao mineral muito raro sidpietersita, Pb4(S2O3)O2(OH)2,assim como a presença do ânion no mineral bazhenovita foi recentemente contestada.
Os tiossulfatos são estáveis apenas em soluções neutras ou alcalinas, mas não em soluções ácidas, devido à decomposição em sulfito e enxofre, e o sulfito sendo degradado:
S2O32−(aq) + 2H+(aq) → SO2(g) + S(s) + H2O
Esta reação é normalmente utilizada para gerar uma suspensão aquosa temporária, usadapara demonstrar a refração da luz, em física.
Os tiossulfatos reagem diferentemente com os halogênios, fato que pode ser atribuído à diminuição do poder de oxidação do grupo halogeno:
2S2O32−(aq) + I2(aq) → S4O62−(aq) + 2I−(aq)
S2O32−(aq) + 4Br2(aq) + 5H2O(l) → 2SO42−(aq) + 8Br−(aq) + 10H+(aq)
S2O32−(aq) + 4Cl2(aq) + 5H2O(l) → 2SO42−(aq) + 8Cl−(aq) + 10H+(aq)
Tiossulfato...
tracking img