Animais simbolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Animais símbolos da Mata Atlântica
A Mata Atlântica do Nordeste é uma das regiões mais críticas do bioma e ao mesmo tempo ainda apresenta várias espécies endêmicas, ou seja, não encontradas em nenhuma outra parte do planeta. Essa porção de mata localizada acima do rio São Francisco, é considerada uma área prioritária para conservação da biodiversidade e para prevenir o desaparecimento denumerosas espécies, incluindo o macaco-prego- galego, o pintor-verdadeiro e o limpa-folha-do-nordeste, a região necessita de ações urgentes de conservação. E é nesse sentido que o concurso visa tornar espécies da fauna nordestina conhecidas para a população. “A ideia do concurso é despertar um sentimento de orgulho nas pessoas através do conhecimento das espécies que só existem na Mata Atlântica doNordeste”, comenta Dorinha Melo, diretora da AMANE.
“A Floresta Atlântica ao Norte do Rio São Francisco só tem a ganhar com essa iniciativa, pois sua importância será mais lembrada através da escolha de uma dessas espécies-símbolo, as quais possuem cada uma em particular, uma importância biológica ímpar para esse bioma, principalmente devido ao alto grau de ameaça que essa floresta vem sofrendo aolongo dos séculos”, comenta Severino Rodrigo, Diretor de Projetos do CEPAN.
Nome popular: Macaco-galego ou Macaco-prego-galego
Nome científico: Cebus flavius
Distribuição:Zona da mata ao norte do rio São Francisco. Restrita à Mata Atlântica Nordestina nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco.
Grau de ameaça:Criticamente em perigo de extinção
Biologia: Restrita à Mata Atlântica Nordestina,esta espécie permaneceu um mistério para a ciência por séculos, até a publicação do artigo científico com a sua redescoberta, em julho de 2006. Até o momento foram encontradas 8 populações do macaco, com estimativa total da população de 180 indivíduos. O tamanho habitual dos grupos é de 18 indivíduos com número maior de fêmeas do que de machos. Os macacos-prego são quadrúpedes arbóreos (que sedeslocam sobre quatro pés pelas árvores), que são normalmente encontrados na parte inferior de dosséis e sub-bosque. Alimentam-se de uma grande variedade de frutos, sementes e artrópodes (insetos e aranhas), sapos, filhotes e até pequenos mamíferos, completada por caules, flores e folhas.
Principais ameaças: as principais ameaças são a caça para alimento e para animais de estimação. Perda de hábitat efragmentação, principalmente por causa do desenvolvimento costeiro e da expansão da cana-de-açúcar.
Áreas Protegidas: o macaco-prego ou galego não foi registrado em nenhuma das unidades de conservação da região de ocorrência da espécie.
Curiosidade: Pesquisas ainda são necessárias para estabelecer as preferências de hábitat, para conhecer áreas de ocupação e os números de população.

###Nome popular: Pintor-verdadeiro; pintor
Nome científico: Tangara fastuosa
Distribuição:Distribui-se entre os estados do Rio Grande do Norte e Alagoas
Grau de ameaça:vulnerável
Biologia: O pintor–verdadeiro é uma das mais belas espécies de aves brasileiras, é endêmica do Centro Pernambuco, ocorrendo apenas na Mata Atlântica nordestina, ao norte do rio São Francisco, entre os Estados do Rio Grandedo Norte e Alagoas. Alimenta-se essencialmente de frutas, aparentemente prefere áreas ricas em Melastomataceae (da família da Quaresmeira). Pequenos artrópodes (insetos e aranhas) também fazem parte de sua dieta. Frequenta bandos mistos, podendo também ser vista em grupos ou pares. Pouco se conhece sobre o seu comportamento reprodutivo, sendo reportados ninhos construídos em bromélias, no mês dejaneiro. Frequenta tanto o interior quanto a borda das florestas, sejam primárias ou secundárias, e parece tolerar um certo grau de perturbação em seu ambiente.
Principais ameaças: A brutal perda de hábitat – só restam cerca de 2% de seu hábitat original – e a intensa captura para o mercado ilegal de aves silvestres.
Áreas Protegidas: Parque Estadual (PE) Dunas de Natal e PE Mata do Pau Ferro,...
tracking img