anhanguera

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
RECURSOS E MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AS AULAS DE GINÁSTICA.
Considerando que já foi visto anteriormente as diferenças entre formação humana e capacitação, sendo nosso foco de estudo a Formação Humana, devemos - para alcançar nosso objetivo que é o aumento da interação social por meio da vivência motora - “abusar” da exploração dos recursos de materiais. É um misto de possibilidades quedevemos considerar quando vamos elaborar atividades adequadas a cada faixa etária e obrigatoriamente conhecer a cultura da região da qual está inserida os alunos. Ao compor o método de trabalho, adicionamos paulatinamente situações elaboradas a partir do cotidiano, costumes locais, músicas da moda, cenas de televisão que estão “bom bando”. Criar, sem medo, coreografias onde cada membro sinta-se livre esem constrangimento ao executar pois é comum à todos. Ex.: Uma cena de novela ou um apresentador que vira febre e que podemos utilizar (dramatização, fantasia) de preferência incluindo materiais como bola, bambolê, corda. Se tiver em mãos aparelhos de som, pode-se fazer a coreografia de forma marcada. Nossa sociedade está muito ligada a mídia e podemos utilizar estes recursos para enriquecer asatividades, mesmo porque, devemos lembrar que se estivermos trabalhando com o ensino público, os recursos são escassos, aí entra a vontade, a criatividade e a vocação, que são características inerente a função. Enfim, o mais importante é lembrar sempre do “ser como indivíduo único e portanto ao corrigi-lo não devemos fazer de forma que o aluno se sinta criticado no seu ser, mas sim, corrigido noseu fazer. Desta forma temos um aprimoramento próprio por parte do aluno.
APARELHOS E MATERIAIS TRADICIONAIS, DE PEQUENO E GRANDE PORTE DE DIFERENTES MODALIDADES GINASTICAS
Até pouco tempo a ginástica era assim. uma ginástica praticada em traves, cavalos de saltos, barras fixas, paralelas, ou com bastões, bolas, arcos, maças, fitas, cordas, etc. Durante grande parte do século xx, foram estes osaparelhos mais utilizados nos locais onde a ginástica, competitiva ou não, era praticada. A ginástica desvalorizada na escola e a decadência do ensino público foram fatores cruciais para que os materiais deixassem de ser substituídos ou adquiridos, tornando-se obsoletos e ausentes nesta nova base. A ginástica acontecia em algumas escolas, nas festas de encerramento ou demonstrações o máximo deousadia e criatividade que se via era encapar um arco com franjinhas ou fitas de acetato, usar bandeiras, um “ginasloucos” ou na ginástica rítmica, o famoso “cinco aparelhos”. A ginástica geral apareceu como um divisor de águas. A década de 80 foi um marco em uma nova forma de fazer e pensar ginástica. A ginástica geral foi institucionalizada no brasil e esse termo passou a ser difundido. Foinecessário um retorno ao berço da ginástica, a europa, para finalmente vislumbrar novos caminhos e novos materiais. Uma diversidade de cores, formas, tamanhos, texturas, matérias primas, tecnologia de materiais até então inimagináveis. Um novo significado, a possibilidade de revitalizar, praticamente ressuscitar a prática da ginástica. A ginástica geral permite a utilização de qualquer material além dostradicionais. Estes materiais não convencionais da ginástica podem ser de pequeno – barangandã ou grande porte - pára-quedas, vindos da natureza – bambus. A diferença muitas vezes não está na forma - bolas, mas sim na dimensão - bolas grandes, em como são manipuladas. O material alternativo mais poderoso da ginástica geral é a criatividade. A possibilidade de contemplar em uma composiçãocoreográfica um amplo leque de materiais alternativos, diferentes conhecimentos da cultura corporal como os elementos das diferentes formas de ginástica, jogos, brincadeiras, esportes, lutas, danças, experiências de vida, etc.
Materiais de pequeno e grande porte: corda, arco, bola, maças, fita, elástico, sombrinhas, flutuadores de natação, colchões, trampolins, paraquedas entre outros.
A falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anhanguera
  • anhanguera
  • anhanguera
  • anhanguera
  • Anhanguera
  • anhanguera
  • Anhanguera
  • anhanguera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!