Anhanguera 2 semestre desafio de responsabilidade em meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

[pic]

UNIVERSIDADE DE CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DOSUL – M/S

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado ao Curso ( Bacharel em Administração 2º Semestre) da ANHANGUERA - UNIDERP – Universidade de Campo Grande M/S, para adisciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Orientador: Profº Edilene Maria de Oliveira

Tutor de Sala: Marcio Eduardo da Silva

[pic]

Uruguaiana, RS

30/11/2011

SUMÁRIO

ETAPA 1 – SUSTENTABILIDADE.............................................3

ETAPA 2 – POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.........6ETAPA 3 – SANEAMENTO AMBIENTAL...................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................14

ETAPA 1

SUSTENTABILIDADE

Através de uma analise do grupo, definimos e compreendemos sobre o que é a sustentabilidade.
Analisamos sites e matérias disponíveis sobre o assunto e tentamos formar uma opinião do assunto que está em evidencia que é asustentabilidade.
Na atualidade é comum ouvirmos a palavra sustentabilidade, existem várias maneiras de se aplicar o conceito, temos a sustentabilidade econômica, ambiental, política, etc... O trabalho proposto nesta matéria é a sustentabilidade ambiental.
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedadehumana que se perfaz pela ação e pela constante busca de desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do meio ambiente.
Parece ser difícil e inviável a implementação em vários setores econômicos, dentre eles os principais que seriam a mineração, extração vegetal, agricultura em larga escala, papel e celulose, o que na verdade sabe-se que é totalmente viável para as empresas colocarem emprática planos e ações para diminuir os impactos ambientais. Desta maneira surgiram vários projetos que atendem as premissas básicas da sustentabilidade, sendo que os mesmos se espalharam através da globalização por diversos cantos do planeta, onde havia uma urgência em um plano de contingência nas áreas mais degradadas.
As entidades e autoridades ambientais agem com seriedade, com a finalidade decoibir danos ambientais, sendo que através de punições severas e eficazes, conseguem obter os resultados alcançados.

EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO SANEAMENTO BÁSICO:

Com a vinda do grupo Odebrecht para a cidade de Uruguaiana, podemos conhecer mais esta empresa e reconhecer sua valorosa participação na sustentabilidade ambiental. O Grupo Odebrecht que passou a consolidar suaatuação nos segmentos de tratamento de resíduos e efluentes industriais, saneamento (água e esgoto) e resíduos sólidos urbanos sob a marca Foz do Brasil, provendo soluções ambientais para a indústria e melhorias na qualidade de vida da população.
Em parceria com a SABESP, a Foz do Brasil é responsável pelo projeto Aquapolo – maior empreendimento do Hemisfério Sul e o 5° maior do mundo dedicado à produçãode água de reuso para fins industriais, tendo como insumo o esgoto tratado. Este projeto foi premiado pela Global Water Intelligence, principal publicação mundial dedicada ao tema água, que elegeu o Aquapolo como um dos mais inovadores projetos sustentáveis do mundo.
Na área de saneamento, a Foz do Brasil 4,5 milhões de brasileiros, de 18 municípios, por meio de concessões municipais e parceriascom companhias estaduais, a mais recente parceria foi com o município de Uruguaiana-RS. Para a cidade, é um marco, pois até maio de 2011, data do início das operações da concessionária, apenas 10% dos esgotos da área urbana eram tratados e o desperdício de água chegava a 40%. Essa parceria trará impactos positivos na área da saúde e preservação do meio ambiente e também irá refletir no bolso...
tracking img