Angulos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO: Observando e Fazendo você aprende

Texto: Esquentando a mente, com desafios visuais, construções e resolução de problemas. Conhecer é crescer todos os dias, num processo permanente e procurar disposição para ensinar com maior flexibilidade.

ATIVIDADES – Observações

1. Você já observou com alguma atenção tudo o que se encontra ao seu redor? Tente fazer isso, na sala
de sua casa,numa rua, no pátio da escola, na sala de aula . . . ou olhando para o céu . . . São tantos os lugares por onde você passa e tantos objetos que estão neste lugares!
Olhe para a escada do desenho. Em geral os objetos que nos cercam são planos e não-planos e aparecem juntos.
a) Veja quantas partes planas e não-planas existe na escada?
b) Observe que existem retas paralelas, perpendiculares eângulos retos e agudos. Identifique-os.
c) Prolongue uma reta passando pelo corrimão e meça os ângulos formados com o piso e a parede.






DESENHO DE ÂNGULOS


ATIVIDADES – Desenhando Ângulos

1. Para desenhar um ângulo de 75o , primeiro desenhe um segmento de reta que é um lado do ângulo. Marque um ponto nesta linha para representar o vértice.
Coloque a marca do centro do transferidorno ponto que você quer o vértice. Faça uma pequena marca de lápis no caderno ao lado do ponto do transferidor que identifique o ângulo de 75o .
Coloque o transferidor ao lado e ponha uma borda alinhada com o vértice e com a marca de lápis. Trace um segmento de reta tão longa quanto você precisar. Os dois segmentos de reta que desenhamos formam os lados de um ângulo de 75o . Ver passos nafigura seguinte.

2. Agora desenhe ângulos com as seguinte medidas:
30o , 45o , 90o, e 135o .











ATIVIDADES – Construção de ângulos

1. Trace uma circunferência, de raio igual a 4 cm. Recorte o círculo e corte setores de vários tamanhos. Utilize no exercício 2.

2. Risque ângulos quaisquer numa folha do seu caderno e verifique quais são maiores de 90o e quais são menoresde 90o . Use os setores que você cortou do círculo acima.








3. Um ângulo raso, ou meia volta tem 180o . De quantas maneiras diferentes você pode montar 180o ? Corte setores com 30o, 60o, 45o, 15o, 75o, 105o, como indicam as figuras a seguir. Trace meia volta de circunferência. Trace o diâmetro e coloque os setores. Veja todas as possibilidades.










Resposta:Maneiras de fazer 180o com os setores que você cortou: (30o, 30o, 60o, 45o e 15o); (30o, 60o, 75o e 15o); (105o,60o e 15o); (105o, 30o e 45o); (105o, 30o, 30o e 15o).








ATIVIDADES - Calculando ângulos:

1. Calcule os ângulos que faltam nestes desenhos.
2. Uma circunferência mede 360o , meia volta de circunferência mede 180o .





ATIVIDADES – Medindo Ângulos

1. Para medirângulos usamos o transferidor. Olhe cuidadosamente os ângulos a seguir e medir em graus cada um deles. Nessa atividade você usará o transferidor. Coloque o centro do transferidor no vértice do desenho, alinhe um dos lados com a linha de fé do transferidor e verifique por qual medida passa o outro lado do transferidor.















2. Nesse exemplo, figura acima, medição de ângulosdiferentes de 90o . É importante conhecer qual ângulo precisamos medir. Na figura, note qual é o ângulo que se deseja medir, 30o ou 150o .
Deve-se alinhar cuidadosamente a linha horizontal do transferidor com a linha marcada como nível do solo. A rampa cortará a leitura de 30o na escala anti-horária 0o –180o e aos 150o na escala horária 0o – 180o . Veja como os alunos entendem estas duasescala para medir ângulos à “direita” ou 30o ou à “esquerda” ou 150o .


ATIVIDADES – Brincando com ângulos

1. QUEBRA CABEÇA COM ÂNGULOS
Desenhe no caderno um quadrado, e, a seguir trace segmentos de reta que cortem esse quadrado, como mostra a figura, não é necessário ser igual.





2. Recorte as peças do quadrado, colorindo-as de duas cores diferentes. Forme ângulos diversos com...
tracking img