Angragogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
Educando da educação de jovens e adultos: o adolescente e o adulto trabalhador.
1.1 Definições do Eja.

A educação de jovens e adultos (EJA), é uma modalidade de ensino que foi criada no intuito de atender pessoas, que por algum motivo não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, ou seja, condições socioeconômicas, número insuficiente de vagas ou um sistemainadequado.
São pessoas com faixa etária e cultural diferentes, na sua maioria trabalhador de camadas populares, filhos de trabalhadores com baixo ou nenhum grau de instrução. Dessa forma, Haddad os caracteriza como sujeitos que:
[...] trazem no corpo e na fala as marcas de outras regiões, sinais identificadores de seu grupo social. A cor da pele, as marcas das dificuldades da vida, a maturidade de quemfoi obrigado a precocemente entrar no mercado de trabalho caracterizam o grupo social do curso noturno de maneira diferenciada aos bem nascidos dos cursos regulares diurnos.HADDAD(1997, pág-156)

A educação de jovens e adultos caracteriza-se principalmente pela diversidade do público que atende. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 evidencia que a população acima de 15 anospode ser matriculada nessa modalidade de ensino, portanto, as turmas têm pessoas com idades diversas, mas com um propósito em comum: estudar, aprender para poder ser mais e viver melhor no mundo letrado. Esses jovens e adultos procuram a escola na tentativa de superação de suas condições de vida, incluindo emprego, moradia, alimentação, saúde, etc.

Queiroz destaca que:
[...] namodalidade de EJA, encontramos adultos não alfabetizados participantes desindicatos que trazem na sua argumentação os traços característicos da escrita, mostrando, na sua ação, a consciência dessa forma de argumentação para alcançar os seus objetivos e influenciar os outros. A maioria dessas pessoas reconhece que essa limitação em relação à leitura e à escrita, restringe as suas oportunidades detrabalho e é insuficiente para as necessidades da vida diária (QUEIROZ, 2002, p.70).

O EJA é oferecido no horário noturno a jovens e adultos que trabalham; muitas vezes o EJA é definido pelo horário noturno, mas a verdade EJA é uma modalidade de ensino, especificamente direcionada a esse público que trabalha durante o dia e já está há muito tempo fora do ambiente escolar.
Várias iniciativas deeducação de adultos em escolas ou outro espaço têm observado a necessidade de oferecer essa modalidade no horário diurno para inclusão daqueles indivíduos que só podem estudar durante o dia

De acordo com Luck (1998):
“Um grande desafio que se apresenta para a escola nos dias atuais, é a garantia da permanência dos jovens e adultos no sistema formal de educação e a conclusão da educaçãobásica. “
Este desafio tem início pelo processo de alfabetização cujo objetivo é a construção contínua de conhecimento, para o desenvolvimento de uma aprendizagem consciente, a fim de viabilizar e manter alunos que não tiveram oportunidade de freqüentarem uma escola em idade própria.

1.2. História de Eja:
A história da educação de jovens e adultos esta estreitamente ligada às transformaçõessociais, econômicas e políticas que caracterizam os diferentes momentos históricos do país.
Esta história da educação de jovens e adultos no Brasil começa a ter inicio no período colonial em 1549.
E que segundo Souza (2007)
“ O fato dos jesuítas não acreditarem ser possível converter os índios sem que eles soubessem ler e escrever, se torna fundamental a alfabetização dos índios para a realização dacatequização dos índios para se professar a fé.”
Porém com a expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759, por Marquês do Pombal a educação de adultos entra em colapso e fica sob a responsabilidade do império.
Que segundo Cunha (1999):
“A educação de adultos passa a ser encarado com descaso por parte dos dirigentes do país, ao se constatar, uma educação fragilizada e sem resultados produtivos...
tracking img