Angra biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cólera
Causas
A Cólera é uma enfermidade causada por um microorganismo cujo nome é Vibrio cholerae, o vibrião colérico é uma bactéria que tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano. Esta bactéria provoca fortes reações de fermentação dentro do aparelho digestório e libera uma potente toxina “desencadeadora” de intensa diarréia. Seu contágio se dáprincipalmente através da água e de alimentos contaminados pelo vibrião colérico, este, depois de ingerido, multiplica-se rapidamente no intestino delgado. 

Sintomas
Os principais sintomas desta doença são diarréia, vômitos, dores abdominais e calafrios. Ela provoca uma enorme perda de água, que, conseqüentemente, gera desidratação intensa e risco de morte, principalmente em crianças.Infelizmente, esta doença afeta a população de países que não possuem medidas eficazes de saúde pública, tais como: países da América do Sul, África, regiões tropicais da Ásia e Índia.

Medidas de Prevenção:

- Procurar adotar medidas que melhorem as condições de higiene dentro de casa e também no ambiente de trabalho.
- Não se esquecer de cuidados básicos da higiene pessoal como lavar as mãos apósutilizar o banheiro.
- Lavar as frutas e verduras em água corrente e deixá-las de molho em água com limão (1 limão para cada litro) ou cloro (10 gotas para 1 litro de água).
- Ingerir somente água filtrada ou fervida.
- Evitar contato direto com água de enchentes e alagamentos, uma vez que, esta, pode trazer, além da cólera, outras enfermidades como a leptospirose, hepatite, etc.

AmebíaseCausa da doença 

A causa da amebíase se dá pela infecção de protozoário (Entamoeba histolytica), que pode se beneficiar de seu hospedeiro sem causar benefício ou prejuízo, ou ainda, agir de forma invasora. Neste caso, a doença pode se manifestar dentro do intestino ou fora dele.
Sintomas 
Seus principais sintomas são desconforto abdominal, que pode variar de leve a moderado, sangue nas fezes,forte diarréia acompanhada de sangue ou mucóide, além de febre e calafrios.

Nos casos mais graves, a forma trofozoítica do protozoário pode se espalhar pelo sistema circulatório e, com isso, afetar o fígado, pulmões ou cérebro. O diagnóstico breve nestes casos é muitíssimo importante, uma vez que, este quadro clínico, pode levar o paciente a morte.

Transmissão 
A amebíase é transmitida aohomem através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos amebianos, falta de higiene domiciliar e, também, através da manipulação de alimentos por portadores desse protozoário.Uma vez dentro do organismo de seu hospedeiro, neste caso, o homem, seu período de incubação pode variar de dias a anos, contudo, de forma geral, pode-se atribuir um período comum de duas a quatrosemanas.

Diagnóstico 
Seu diagnóstico mais comum se dá pela presença de trozoítos ou cistos do parasita nas fezes, mas também pode ocorrer através de endoscopia ou proctoscopia, através da análise de abcessos ou cortes de tecido, etc. Quando não tratada, esta doença pode durar anos.

Prevenção 
Como na maioria das doenças, a melhor medida ainda é a prevenção, neste caso, a prevenção se dá atravésde medidas higiênicas mais rigorosas junto às pessoas que manipulam alimentos, saneamento básico, não consumirem água de fonte duvidosa, higienizar bem verduras, frutas e legumes antes de consumi-los, lavar bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento, e, principalmente após utilizar o banheiro.
Esquistossomose
Causadores da doença 
Existem três tipos de vermes: Schistosomahaematobium, que causa a esquistossomose vesical, existente na África, Austrália, Ásia e Sul da Europa; o Schistosoma japonicum (provoca a doença de katayama) encontrado na China, Japão, Filipinas e Formosa e, ainda, o Schistosoma Mmnsoni, responsável pela causa da esquistossomose intestinal; este último é encontrado na América Central, Índia, Antilhas e Brasil. 

Sintomas 
Os sintomas mais comuns...
tracking img