ANGOLA NO PÓS-GUERRA CÍVIL: AS ASSSIMETRIAS REGIONAIS E A ATUAÇÃO DAS ONGs PARA A PROMOÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL

3958 palavras 16 páginas
ANGOLA NO PÓS-GUERRA CÍVIL: AS ASSSIMETRIAS REGIONAIS E A ATUAÇÃO DAS ONGs PARA A PROMOÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL
Tauã Pinto1

Resumo Este artigo trata dos níveis de desigualdade, as assimetrias, entre as regiões de Angola, para, partindo deste pressuposto de diferenças, buscar a promoção do bem-estar social para as regiões mais afetadas por essas desigualdades. Como exemplo as crianças órfãs de guerra de Kuito, província de Bie, que são cuidadas pela ONG Nissi, que trabalha em Angola promovendo a melhora do bem estar social através da educação e cultura para estas crianças.

Palavras-chave Desigualdade Regional, ONGs em Angola, Pós-Guerra Civil, Promoção do Bem Estar, Aldeia Nissi.

Introdução

Com o fim da guerra civil em 2002, Angola se viu devastada e com uma população pobre e frágil na sua maior parte.
A princípio destacamos as assimetrias dentro do território de Angola, tornando mais visível com tudo isso as desigualdades, os ricos mais ricos e os pobres cada vez mais miseráveis. Com o final da guerra civil, Angola passou por um processo de centralização, onde a maior parte dos investimentos encontrava-se em Luanda –capital do país- e não eram divididos com outras regiões, levando a um enfraquecimento populacional nas cidades, pois boa parte da população migrou para a capital a procura de melhores condições de vida.
Devido a essas assimetrias sociais e econômicas, diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) foram para o território angolano a fim de ajudar na reestruturação da sociedade e melhorar a qualidade de vida da população. Sendo assim, em segundo plano, queremos destacar a atuação de uma ONG (apesar de existirem diversas em Angola escolhemos uma como exemplo de atuação) que trabalha com crianças órfãs da guerra, que perderam tudo e estavam em completa miséria e abandono, pois sua região não é tão desenvolvida, é a “ONG Nissi” que trabalha ha sete anos em Kuito na província de Bie região central do país. Este artigo foi

Relacionados