TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA OTIMIZAÇÃO DDA CADEIA DE SUPRIMENTOS

381 palavras 2 páginas
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO PARA OTIMIZAÇÃO DDA CADEIA DE SUPRIMENTOS

A gestão de operações vem sofrendo grandes transformações nas últimas duas décadas, no qual surgiram vários procedimentos e técnicas que cooperaram para o avanço de qualidade e produtividade. Entre esses procedimentos destacamos a logistica integrada e o Supply Chain Management.
A logistica integrada surgiu na década de 80 devido a tecnologia de informação crescente e as exigências de desempenho em serviços de distribuição desenvolvidas. E na década seguinte começou a se desenvolver a poderosa ferramenta gerencial chamada Supply Chain Management, sendo considerada por muitos uma extensão da logistica integrada para o ambiente externos às fronteiras organizacionais, englobando clientes e fornecedores..
A cadeia de suprimentos é um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si, que focaliza principalmente a produção, distribuição e venda de produtos físicos. No qual temos como exemplos dessas instalações fornecedores de matéria-prima, planta produtiva, centro de distribuição, produtos intermediários e produtos acabados.
Segundo o Council of Logistics Management – CLM (7), “LOGÍSTICA é a parcela do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implanta e controla, de forma eficiente e eficaz, o fluxo e o fluxo reverso e a estocagem de materiais, serviços, e as informações correlacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, de forma a atender as necessidades dos clientes”.

O objetivo da cadeia de suprimentos é maximizar o retorno sobre o valor investido em todas a cadeia.
Para isso pode-se maximizar a receita bruta através das seguintes ações:
- Desenhar uma cadeia de suprimentos mais eficiente – minimizar o custo operacional total;
- alcançar um melhor entendimento das necessidades dos clientes;
- desenvolver um negócio ou produto melhor
- prover alto nível de satisfação ou alto valor para o cliente final
- alcançar alto market-share
E também

Relacionados