Angislotomose

1012 palavras 5 páginas
O que é ancilostomose?
Também conhecida popularmente como “amarelão”, esta é uma doença provocada por vermes nematódeos da espécie Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Estes se instalam no sistema digestivo dos seres humanos e passam a se alimentar do sangue do hospedeiro.

É frequente que esta doença provoque anemia e sirva de porta de entrada para outras complicações como amenorréia (interrupção da menstruação), transtornos de crescimento e desnutrição profunda. O contágio ocorre através dos ovos eliminados por homens contaminados. Estes podem estar na terra, por exemplo, e quando alguém pisa em uma das larvas é imediatamente contaminado. As larvas são ativas e conseguem penetrar na pele.

Após adentrarem no organismo, estas larvas atingem a circulação sanguínea, passam pelo coração, pelos alvéolos pulmonares e de lá seguem para os brônquios, a traqueia, a faringe e continuam a descer até chegar ao intestino delgado, onde se transformam em adultos. Após haver o acasalamento os ovos são liberados através das fezes. Já no solo os ovos se rompem e as larvas são soltas. Estas estão livres para penetrar na pele de qualquer indivíduo. Locais úmidos e escuros são ideias para mantê-las ativas.

Caso as larvas sejam ingeridas ao invés de penetrarem pela pele, estas alcançam o intestino delgado sem percorrer o caminho mencionado acima. Outros sinônimos desta complicação são “doença do jeca-tatu”, “anemia-dos-mineiros” e “mal-da-terra”.

AGENTE CAUSADOR
A ancilostomose é causada por nematelmintos. As espécies parasitárias são Ancylostoma duodenale e Necator americanus. O tamanho destes microrganismos varia em torno de 0,8 a 1,3 cm. Quando estão presentes nas fezes possuem aparência avermelhada, devido à hematofagia que realizam no intestino dos hospedeiros.

Um aparelho bucal característico destes seres permite que eles fiquem fixos ao ducto intestinal. Na porção anterior eles possuem pequenos dentículos afiados que rasgam a parede do intestino

Relacionados