Anginas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICACÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA ANGINAS

* DOENÇAS CARDÍACAS
1. Principais problemas cardíacos
2. Como se caracterizam
3. Principais causas
4. Sinais que podem indicar problemas cardíacos

* DOENÇA CARDÍACA CONGÊNITA OU ADQUIRIDA
* ANGINA
1. Conceito
2. Causas
-Sintomas
3. O que fazer durante uma crise de angina
4. Como a angina é tratada-Diagnóstico
-Tratamento
-Medidas preventivas
-Cuidados de enfermagem

DOENÇAS CARDÍACAS
O coração recebe e impulsiona o sangue para todo o corpo mediante um sistema de circulação, mantendo o corpo vivo e funcionando bem.
Denominamos “doença do coração” qualquer problema no sistema circulatório que dificulte ou impeça a boa circulação do sangue. Doenças cardiovasculares são doenças queafetam o sistema circulatório,ou seja o coração .
Principais problemas cardiovasculares são aqueles que afetam o aparelho cardiovascular como um todo desde sistema nervoso central passando pelo coração ate as artérias periféricas.

PRINCIPAS PROBLEMAS
CARACTERISTICAS DAS PATOLOGIAS
E em ordem de importância o primeiro seria o acidente vascular cerebral,o segundo o infarto agudo do miocárdioe o terceiro é a insuficiência cardíaca que é uma conseqüência do agravamento dos problemas cardiovasculares em um modo geral.
Algumas patologias do sistema cardiovascular são:
ANGINA : Pode ser qualquer sintoma de dor opressiva e em espasmos em qualquer parte do corpo. No coração ela ocorre quando há deficiência de sangue oxigenado para o músculo cardíaco.
ARRITMIAS: São alterações dosbatimentos cardíacos. A fibrilação atrial se caracteriza por contrações rápidas e irregulares da musculatura dos átrios cardíacos. A fibrilação ventricular é a excitação rápida e irregular da musculatura dos ventrículos cardíacos, impedindo a sua contração adequada.
INFARTO: É necrose em algum órgão do corpo devido à incapacidade de fornecimento de sangue para o tecido. Pode ser isquêmico (quando háredução ou supressão de sangue) ou hemorrágico. A gravidade depende do local onde ocorre.
INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO(IAM):Popularmente conhecido como ataque cardíaco (um erro popular na interpretação do termo médico taquicardia), é um processo de necrose (morte do tecido) de parte do músculo cardíaco .É causado pela redução do fluxo sanguíneo coronariano de magnitude e duração suficiente paranão ser compensado pelas reservas orgânicas.
ACIDENTE VASCULAR CELEBRAL(AVC):resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas.As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA(IC):É uma incapacidade do coração efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de outras enfermidades,do próprio coração ou de outros órgãos. É o termo médico referente as situações onde o coração não está capacitado a manter as necessidades circulatórias do organismo.A insuficiência cardíaca não é uma doença só, mas uma fase, em geral a final, de várias doenças cardíacas.
INSUFICIÊNCIA CARDIÁCA CONGESTIVA(ICC):  é a incapacidade do coração de bombear o sangue em quantidade suficiente para ocorpo, diminuindo o fluxo do sangue aos órgãos vitais, como cérebro, rins e o próprio coração, além de outros tecidos e órgãos. A diminuição desse fluxo nos rins causa retenção de sal e água e aumenta o volume total do sangue. Os líquidos se acumulam nos tecidos, provocando inchaço (edema). Se a insuficiência cardíaca atingir o ventrículo esquerdo do coração, o líquido se acumula nos pulmões e produzedema pulmonar e dificuldade de respirar.
ARTERIOSCLEROSE: É o endurecimento e perda de flexibilidade as artérias. A principal causa é o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
ATEROSCLEROSE: É o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes das artérias.

CAUSAS
São as causas clássicas já muito conhecidas por todos mas nem por isso combatidas...
tracking img