Anexos embrionarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Durante todo o seu processo de desenvolvimento, o embrião faz-se acompanhar de uma série de anexos. Para o embriologista quatro são os anexos do embrião e do feto: o âmnio, a vesícula vitelina e a antoloide. Essas estruturas se desenvolvem no ovo, mas não estão relacionadas com a formação do concepto exceto algumas porções da vesícula vitelina e alantóide. Tem por função assegurarproteção, nutrição, respiração e excreção do concepto.
As confusões resultam da dualidade de conceitos. Há de se estabelecer a equivalência entre os anexos do embriologista e os obstetras
Para os obstetras três são os anexos do feto; a placenta, o cordão umbilical e as membranas. Essas, em numero de duas costuma ser considerada, pelo geral, como constituída pelo corion e pelo âmnio, o que éfalso; do córion, somente a porção lisa,e do âmnio apenas o membranoso. A parte fetal da placenta e as membranas fetais ANEXOS DO DESENVOLVIMENTO separam o feto do endométrio do útero. É através da placenta que se dão as trocas de substâncias, como nutrientes e oxigênio, entre as correntes sanguíneas.

Âmnio e Liquido Amniótico

O âmnio forma o saco amniótico membranoso cheio de fluido, queenvolve o embrião e o feto. Com o aumento do âmnio ele oblitera gradualmente a cavidade coriônica e forma o revestimento epitelial do cordão umbilical. O liquido amniótico desempenha papel importante no crescimento do desenvolvimento do embrião ,a maior parte deste fluido tecidual materno por difusão através da membrana âmnio coriônica da decídua parietal .Um pouco de liquido amniótico pode sersecretado pelas células amnióticas ,mais tarde , ha difusão de líquido através da placa coriônica do sangue presente nos espaços intervilosos da placenta .
Antes da pele se torna queratinizada, ela é a principal via para a passagem de água e soluto do fluido tissular do feto para a cavidade amniótica; portanto, o liquido amniótico e semelhante ao fluido dos tecidos fetais. O liquido também esecretado pelos tratos gastrointestinal e respiratório fetal e vai para a cavidade amniótica. No inicio da 11semana, o feto contribui para o liquido amniótico expelindo urina na cavidade amniótica. Normalmente, o volume de liquido amniótico aumenta lentamente,chegando a cerca de 30mL a 1.000mL com37 semanas

Circulação do liquido Amniótico

O conteúdo de água do liquido amniótico e trocado acada3 horas. Também há troca de fluido com o sangue fetal através do cordão umbilical é no local onde o âmnio fica em equilíbrio com circulação o fetal .O liquido amniótico é deglutido pelo feto e absolvido pelos tratos respiratório e digestivo
. O excesso de água do sangue fetal e excretado pelos rins do feto e retornado para o saco amniótico através do trato uterino fetal.

Troca de LíquidoAmniótico

Grandes volumes de líquido movem-se em ambas as direções entre as circulações fetais e maternas, principalmente através da membrana placentária. A deglutição fetal de líquido amniótico também é uma ocorrência normal.

Composição do Líquido Amniótico

O líquido da cavidade de amniótico éconstituído de água em cerca de 99%.O líquido amniótico é uma solução na qual material não dissolvido está suspenso; por exemplo, células epiteliais fetais descamadas e partes aproximadamente iguais de orgânicos e inorgânicos.

Significado do liquido Amniótico

O liquido amniótico pode:
Permite o crescimento externo simétrico do embrião e do feto.
Age como uma barreira contra infecções.
Permite odesenvolvimento dos pulmões fetais.
Impede a aderência do âmnio ao embrião e ao feto.
Por difundir os impactos recebidos pela mãe, acolchoa o embrião e o feto contra lesões.
Ajuda a controla a temperatura corporal do embrião mantendo - a relativamente constante.
Capacita o feto a move-se livremente, ajudando desta maneira o desenvolvimento muscular.
Participa da manutenção da homeostasia dos...
tracking img