Tipos de ondas sismicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE ONDAS SÍSMICAS




Uma onda sísmica é uma onda que se propaga através da Terra, geralmente como consequência de um sismo, ou devido a uma explosão. Estas ondas são estudadas pelossismólogos, e medidas por sismógrafos, sismómetros ou geofones. Nos estudos sísmicos de jazidas de petróleo também podem ser utilizados hidrofones.





Ondas de corpo ou volume

As ondas de corpoou volume propagam-se através do interior da Terra. Apresentam percursos radiais deformados devido às variações de densidade e composição do interior da Terra. Trata-se de um efeito semelhante àrefracção de ondas de luz. As ondas de corpo são as responsáveis pelos primeiros tremores sentidos durante um sismo bem como por muita da vibração produzida posteriormente durante o mesmo. Existem dois tiposde ondas de corpo: primárias (ondas P) e secundárias (ondas S).
ONDAS P OU PRIMÁRIAS Primeiras ondas de um sismo que são registradas num sismograma e são ondas de compressão - dilatação, com asvibrações paralelas à trajetória, que se propagam em todas as direções do espaço a partir do foco. As ondas P propagam-se nos líquidos e nos sólidos, mas também na atmosfera, sendo responsáveis pelo ruídosurdo que acompanha os sismos. As ondas P são de alta frequência e com pequeno comprimento de onda. São as primeiras a chegar, pois têm uma velocidade de propagação maior. São ondas longitudinais quefazem a rocha vibrar paralelamente à direcção da onda, tal como um elástico em contracção. Verifica-se alternadamente uma compressão seguida de uma distensão com amplitudes e períodos baixos, impondoaos corpos sólidos elásticos alterações de volume (contudo não há alterações na forma). No ar, estas ondas de pressão tomam a forma de ondas sonoras e propagam-se à velocidade do som. A velocidade depropagação deste tipo de ondas varia com o meio em que se propagam, sendo típicos valores de 330 m/s no ar, 1450 m/s na água e 5000 m/s no granito. Não são tão destrutivas como as ondas S ou as...
tracking img