ANEXO II Treinamento De Funcion Rios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXO II
TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Capacitação dos Recursos Humanos.

Todo o pessoal envolvido nas atividades da farmácia está incluído em um programa de treinamento, elaborado com base em um levantamento de necessidades feito pelo farmacêutico responsável.

1 - As atividades de capacitação foram realizadas nos dias 09 e 10 de Janeiro de 2015, com início ás 08h00min e término ás 17h00min, comintervalo para almoço das 11h00min ás 12h00min no endereço: Rua 06 de Novembro, bairro Jardim Bela Vista, na cidade de Limeira do Oeste - MG, tendo a carga horária de 16 horas. O curso foi ministrado pelo farmacêutico responsável Dr. Uanderlei José Dame à Gerente Superior Denise Fernanda Alves Dame, pois os demais funcionários ainda não foram contratados, sendo que será realizada uma novacapacitação a cada admissão de funcionário e/ou sempre que se fizer necessário.
Sendo realizada uma reciclagem anualmente.


2 - Conteúdos Ministrados na Capacitação
a) Saúde, higiene, vestuário e conduta;
b) Demonstração e orientações sobre a infra-estrutura física da farmácia e a utilidade de cada sala;
c) Materiais, equipamentos e utensílios;
d) Limpeza e sanitização;
e) Matérias-primas e materiaisde embalagem;
f) Manipulação;
g) Controle de qualidade;
h) Rotulagem e embalagem;
i) Conservação e transporte;
j) Dispensação;
k) Garantia de qualidade;
l) Riscos de acidentes ou incidentes (informações quanto à existência de riscos no desenvolvimento das atividades, suas causas e medidas preventivas apropriadas).



CONTEÚDO MINISTRADO

a) Saúde, Higiene, Vestuário e Conduta.

A farmácia asseguraa todos os seus trabalhadores a promoção da saúde e prevenção de acidentes, agravos e doenças ocupacionais, priorizando as medidas promocionais e preventivas, em nível coletivo, de acordo com as características do estabelecimento e seus fatores de risco, cumprindo, Normas Regulamentares (NR) sobre Segurança e Medicina do Trabalho.
A admissão dos funcionários é precedida de exames médicos, sendoobrigatória a realização de avaliações médicas periódicas de todos os funcionários da farmácia, atendendo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Em caso de lesão exposta, suspeita ou confirmação de enfermidade que possa comprometer a qualidade da preparação magistral, o funcionário é afastado temporária ou definitivamente de suas atividades, obedecendo à legislaçãoespecífica.

Na área de pesagem e salas de manipulação não é permitido o uso de cosméticos, jóias ou quaisquer objetos de adorno de uso pessoal.

Não é permitido conversar, fumar, comer, beber, mascar, manter plantas, alimentos, bebidas, produtos fumígenos, medicamentos e objetos pessoais nas salas de pesagem e manipulação.

Todos os funcionários são instruídos e incentivados a reportar aos seus superioresimediatos, qualquer condição de risco relativa ao produto, ambiente, equipamento ou pessoal.

A farmácia é responsável pela distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual de forma gratuita, em quantidade suficiente e com reposição periódica, além da orientação quanto ao uso, manutenção, conservação e descarte.

Os funcionários envolvidos na manipulação devem estar adequadamente paramentados,utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs), assegurando assim, a sua proteção e a do produto contra contaminação, fazendo a colocação e troca dos EPIs sempre que necessário, sendo a lavagem de responsabilidade da farmácia.

A paramentação, bem como a higiene das mãos e antebraços, é realizada antes do início da manipulação, como ensinado no treinamento e seguindo modelo explicativoanexado acima da pia na sala de paramentação. Como modelo a seguir.



Nas salas de manipulação os procedimentos de higiene pessoal e paramentação são exigidos a todas as pessoas, sejam elas funcionários, visitantes, administradores ou autoridades.

A farmácia dispõe de vestiário para a guarda dos pertences dos funcionários e colocação de uniformes.


b) INFRA-ESTRUTURA FÍSICA.

A farmácia está...
tracking img