Aneurisma celebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aneurisma- aneurisma é uma palavra grega que significa alargamento. O termo aneurisma é utilizado para designar uma dilatação permanente de um segmento vascular. Trata-se de uma doença de grande risco devido a possibilidade dele se romper, gerando perda de sangue e consequentemente morte.
O que é aneurisma- é uma dilatação anormal de uma artéria cerebral que pode levar à ruptura da mesma nolocal enfraquecido e delatado, causando um esvaziamento de sangue para um espaço virtual existente no cérebro chamado “espaço subaracnóide”. A dilatação é causada em geral por uma falha muscular da parede de uma artéria ou muito raramente de uma veia do cérebro. O aneurisma cerebral é considerado muito perigoso, pois, o rompimento dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica,produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana, o que faz com que as estruturas do cérebro responsáveis pela vitalidade sejam comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória.
Consequências- a ruptura é uma das 10 maiores causas de morte em indivíduos com, mas de 50 anos de idade, são estimadas 1000 mortes por ano, alem da ruptura, outras complicações possíveis são atrombose (oclusão) e a embolização (desprendimento de coágulos) com grave repercussão para o organismo.
Como se desenvolve- a aneurisma pode ocorrer durante toda a vida é, mas frequente entre a quarta e quinta década da vida. Muitas pessoas nascem com aneurismas cerebrais, os chamados aneurismas congênitos os quais, ao longo da vida, podem aumentar e romper.
Evolução natural- o crescimento doaneurisma é lento e progressivo do mesmo, o que ocorre em 80% dos casos. Eventualmente pode também ocorrer a manutenção do tamanho co o passar do tempo, o que é observado em 20% dos casos.
Os aneurismas nunca diminuem de tamanho. Os que aumentam de diâmetro geralmente são acompanhados de complicações, sendo a mais frequente a ruptura.
Ruptura- é uma situação de extrema gravidade devida á perda desangue, quando ocorre a ruptura 50% dos pacientes não conseguem chegar ao hospital e apenas 50% dos que chegam conseguem sobreviver ao vento.
Existem fatores de risco- como parentes de sangue próximos ou alguém que já teve aneurisma, principalmente irmãos.
Mulheres tem maior probabilidade de desenvolver aneurismas cerebrais.
Em torno de 20% dos pacientes com aneurisma cerebral apresentam mais do queuma aneurisma, como- hipertensão arterial, dislipidemias (alteração do colesterol e triglicerídeos), doenças do colágeno, diabete mélito (açúcar no sangue) e fumo.
Incidência-
• 2% da população acima de 50 anos;
• 5% em homens com mais de 70 anos;
• 20% dos parentes de indivíduos com aneurisma de aorta abdominal.
Localização- a mais comum dos aneurismas cerebrais é nas artérias da base docérebro, conhecido como polígono de Willis. Aproximadamente 85% dos aneurismas cerebrais se desenvolvem na porção anterior do circulo de Willis, envolvendo as artérias carótidas internas e seus ramos maiores que vascularizam as porções anterior e media do cérebro. Os locais mais comuns incluem a artéria comunicante anterior (30-35% geralmente em homens; a bifurcação da carótida interna artériacomunicante posterior (30-35%) geralmente em mulheres; a bifurcação da artéria cerebral media (20%) a bifurcação da artéria basilar e as outras que fazem a circulação posterior(5%). Em 20% dos casos o paciente apresenta mais de um aneurisma. O mais frequente é a aorta abdominal. Nos EUA são encontrados 50 aneurisma de aorta em cada 100.000 habitantes.
Na aorta torácica são 10 aneurismas em cada100.000 habitantes. Nas ilíacas 3 em cada 100.000.
Menos frequentes, mas raros são os aneurismas periféricos, destacando-se os da artéria poplítea (atrás do joelho), que corresponde a 70% deles.
Sintomas- um aneurisma não roto não produz sintomas em geral, e em geral apresenta dificuldade de diagnostico por parte dos médicos, raramente o individuo pode ter sintomas como dor de cabeça. Algumas...
tracking img