Anemia hemolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Anemia Hemolítica Hereditária compreende um grupo de distúrbios nos quais as hemácias de seus portadores apresentam um fenômeno conhecido como “hemólise”, que é o seu rompimento prematuro, levando à anemia. Sua herança é genética, ou seja, herdada dos pais, por isso são chamadas “hereditárias”.Há vários tipos diferentes de Anemias Hemolíticas Hereditárias, que variam em severidade, algumas causando muitos problemas, e outras, quase nenhum. Para entender melhor as Anemias Hemolíticas Hereditáriasé bom conhecermos as características das hemácias (glóbulos vermelhos).Ao perderem sua capacidade de funcionamento adequado, elas são destruídas pelo baço e substituídas por outras mais novas, que passam pelo mesmo processo, e assim sucessivamente. No caso das Anemias Hemolíticas Hereditárias, as hemácias são destruídas (hemolisadas), porque estruturalmente, apresentamcapacidade de funcionamento inadequada. Nesse encarte, trataremos de três tipos de Anemias Hemolíticas Hereditárias: A ESFEROCITOSE, a ELIPTOCITOSE e a DEFICIÊNCIADE G6PD.
O que é Anemia Hemolítica Hereditária ?
Anemia Hemolítica Hereditária compreende um grupo de distúrbios nos quais as hemácias de seus portadores apresentam um fenômeno conhecido como “hemólise”, que é o seu rompimento prematuro,levando à anemia. Sua herança é genética, ou seja, herdada dos pais, por isso são chamadas “hereditárias”.
Há vários tipos diferentes de Anemias Hemolíticas Hereditárias, que variam em severidade, algumas causando muitos problemas, e outras, quase nenhum.Para entender melhor as Anemias Hemolíticas Hereditáriasé bom conhecermos as características das hemácias (glóbulos vermelhos).
Função:A hemácia atua carregando oxigênio para os tecidos, constituindo-se, assim, no principal combustível para os órgãos.

Conteúdo: A hemácia contém hemoglobina que é uma proteína rica em ferro. O oxigênio é captado pela hemoglobina, quando ela passa pelos pulmões. O oxigênio é carregado pelos glóbulos vermelhos e distribuído para diferentes órgãos etecidos no corpo. Quando a quantidade de hemoglobina está baixa, ocorre a anemia.
Evolução: Os glóbulos vermelhos entram na corrente sanguínea depois de já terem passado pelo processo de crescimento que ocorre na medula óssea. A medula é um tecido macio parecido com uma esponja e é encontrado nas cavidades de muitos ossos. As hemácias devem ser maduras e estar em númeroadequado para que sejam capazes de desenvolverem suas funções, apropriadamente. Devem ser, ao mesmo tempo, resistentes – para suportarem as agressões sofridas na circulação - e deformáveis – para passarem por minúsculos capilares e “poros” do baço. Ao perderem sua capacidade de funcionamento adequado, elas são destruídas pelo baço e substituídas por outras mais novas,que passam pelo mesmo processo, e assim sucessivamente. No caso das Anemias Hemolíticas Hereditárias, as hemácias são destruídas (hemolisadas), porque estruturalmente, apresentam capacidade de funcionamento inadequada. Há três tipos de Anemias HemolíticasHereditárias: A ESFEROCITOSE, a ELIPTOCITOSE e a DEFICIÊNCIADE G6PD. O que é deficiência de G6PD ?
É uma doença hereditária, isto é, herdada de um ou ambos os pais. É encontrada tanto em homens quanto em mulheres, mas geralmente afeta os homens mais severamente. Pessoas...
tracking img