Andelaine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Urbanização
O que é Urbanização?
Urbanização é um processo de agrupamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Demograficamente, o termo denota a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos. O termo também pode designar a açãode dotar uma área com infra-estrutura e equipamentos urbanos, o que é similar a significação dada à urbanização pelo Dicionário Aurélio - Século XXI: "conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infra-estrutura (por exemplo, água, esgoto, gás, eletricidade) e/ou de serviços urbanos (por exemplo, de transporte, de educação, de saúde)". Ainda pode ser entendido somente como ocrescimento de uma cidade. São Paulo, por exemplo, é uma cidade extremamente urbanizada. Por incrível que pareça os detentores do título de maiores aglomerações mundiais pertencem aos países emergentes. Tudo isso apenas reforça a ideia de que quanto mais um país demora para se industrializar, mais rápida é sua urbanização.
A urbanização é estudada por ciências diversas, como a sociologia, a geografia e aantropologia, cada uma delas propondo abordagens diferentes sobre o problema do crescimento das cidades. As disciplinas que procuram entender, regular, desenhar e planejar os processos de urbanização são o urbanismo, o planejamento urbano, o planejamento da paisagem, o desenho urbano, a geografia, entre outras.
Breve Histórico da Urbanização no Espaço Geográfico Mundial
O processo de formação eorganização de núcleos populacionais em cidades não ocorreu de forma repentina, resultou de um longo processo histórico, sendo um acontecimento recente na história da humanidade e se produziu de forma lenta, como explica Cardoso (2003, p.127) "O fenômeno urbano é recente e representa uma genuína concepção de sociedade do homem moderno. A evolução urbana foi lenta, passou por um primeiro períododenominado paleolítico ou da pedra lascada." Em relação ao homem paleolítico, Cardoso ainda o considera pré-urbano, pois ele era nômade, vivia em pequenos bandos e adquiria o seu alimento colhendo ou caçando à mão. Daí a necessidade de deslocar-se de um lado para o outro, a fim de obter o necessário à sobrevivência. Mas o homem paleolítico tinha como habitação principal a caverna. Diz Mumford(1982, p. 13) que; "[...] por todo o mundo, há copiosas provas de ocupação ou visitação aborígine às cavernas".
Numa segunda fase da evolução humana, denominada neolítica, é que se iniciou o processo de urbanização, que tem relação intrínseca com a revolução agrícola e a domesticação de animais, que atuaram, determinantemente, na produção de excedente de alimentos, possibilitando a fixação e aorganização do homem em espaços habitacionais denominados "aldeias". (Mumford, 1982)
Data de aproximadamente 5.000 a.C o surgimentos dos primeiros assentamentos humanos.  De acordo com Souza (2003, p.42); "[...] Uma das primeiras cidades, possivelmente o primeiro assentamento humano, foi Jericó, a margem do rio Jordão, na Palestina", Tendo surgido, posteriormente, assentamentos na região da Mesopotâmia(no atual território do Iraque), nas margens dos rios Tigre e Eufrates, nos vales do rio Nilo, e do rio Indo; mais tarde na China, no Mediterrâneo e na América das civilizações pré-colombianas.
Conforme Cardoso (2003, p. 128).
"A partir do momento em que o homem deixou de ser nômade e tornou-se sedentário, ante a descoberta da tecnologia necessária para explorar a terra e retirar o sustento,dentro de uma área territorial limitada, é dado o início para a formação das cidades."
Assim, o desenvolvimento da agricultura teve papel primordial no processo do agrupamento humano em cidades. Diz Palen (1975, p.27): "O início da revolução agrícola, ou Neolítica, está perdido nas trevas da pré-história, mas foi sem dúvida um acontecimento marcante, pois tornou possível o aparecimento de aldeias...
tracking img