Andaime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.OBJETIVO

Estabelecer requisitos de Saúde e Segurança para a realização de montagem e desmontagem em andaimes, visando prevenir acidentes por quedas de pessoas e objetos.

2. APLICAÇÃO

Aplica-se a Xxxxx do Brasil Ind. e Com. Ltda site Manutenção de Usina PBA.
3. DEFINIÇÕES

Ancoragem: Amarração da estrutura de trabalho em outro ponto de resistência suficiente para garantir a devidaestabilidade e ausência de oscilação de um andaime.

Andaimes: Plataforma necessária à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso.

Andaimes de Quadros: Andaimes formados por estruturas de quadros que têm medidas padrão de 0,75 m a 1,00 m de altura e larguras padrão de 1,00 m, 1,50 m, e 2,00 m.

Andaimes Tubulares: Andaimesformados por tubos fixados por abraçadeiras e luvas.

Andaimes Fachadeiros: Andaimes metálicos, simplesmente apoiados, fixados à estrutura na extensão da fachada.

Andaimes Modulares ou de Quadros: Andaimes constituídos por quadros metálicos soldados cuja estrutura se apóia diretamente no solo.

Andaimes Simplesmente Apoiados: Andaimes cuja estrutura trabalha simplesmente apoiada,podendo ser fixos oudeslocar-se horizontalmente.
Cabo-Guia : Cabo com capacidade de resistir a uma força de tração superior a 12000
N, onde são fixadas as ligações dos cintos de segurança.
Cabos de Ancoragem: cabos de aço destinados à fixação de equipamentos, torres e outros à estrutura
Carga de Trabalho: Somatória das cargas de materiais, ferramentas e pessoas sobre o andaime.

Cinto de Segurança TipoPára-Quedista: É o que possui tiras de tórax e pernas, com ajuste e presilhas; nas costas possui uma argola para fixação de corda de sustentação.

Diagonal Horizontal: Peça tubular que é colocada entre os quadros para proporcionar estabilidade ao andaime.

Gancho conector de 90 mm (Mosquetão): Acoplado ao talabarte do cinto de segurança permite aprisionamento seguro do cinto à estrutura sem necessidade delaçadas com o cabo e facilita o deslocamento.

Guarda Corpo: Estrutura de proteção que serve de anteparo contra queda de pessoas, composta por dois travessões instalados a 0,70m (setenta centímetros) e 1,20 m (cento e vinte centímetros) acima do estrado, capaz de resistir ao esforço horizontal pontual de 80 kgf/m² aplicada em seu ponto mais desfavorável.

Guarda Corpo para Escada Marinheiro: Gaiolaprotetora a partir de 2,0 m (dois metros) acima da base até 1,0 m (um metro) acima da última superfície de trabalho para escadas fixas, tipo marinheiro, com 6,0 (seis metros) ou mais de altura.

Pranchão: Peça de madeira de lei, sem trincas, pintura, rachaduras, padronizadas e com espessura mínima de 25 mm

Profissional Legalmente Habilitado: Profissional com formação superior inscrito norespectivo Conselho de Classe, que possui habilitação e competências atribuídas por Lei.

Rodapé: peça rígida de madeira ou metal com altura mínima de 0,20 m (quinze centímetros) instalada junto ao piso destinada a evitar a queda de objetos, conforme prevê o item 18.13.5, alínea (b)

Sapata ajustável: peça formada por uma haste rosqueada que adapta o andaime a terrenos irregulares, nivelando a base domesmo.

Trabalho em Altura: Trabalho realizado em altura igual ou superior a 2,0 m (dois metros) a partir do nível do piso.

4. RESPONSABILIDADES

4.1. Supervisor e Encarregado

Garantir o cumprimento deste procedimento em sua área de atuação;
Garantir a execução de todas as medidas e proteções de segurança definidas bem como o cumprimento de todos os recomendações/procedimentos peloscolaboradores;
Arquivar a APR por três meses após a conclusão da atividade. Caso ocorra qualquer incidente com ou sem lesão na atividade, a ARPT deverá ser anexada na SWO - Análise de Incidente.

4.2 Colaborador

Seguir todas as recomendações/procedimentos e itens de verificação contidos neste procedimento.
4.3 Responsável Centro de Negócios – RCN

Garantir o cumprimento deste procedimento,...
tracking img