Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NaO abdome pode apresentar alterações de forma e volume. Essas alterações podem ser simétricas, caso em que a metade direita do abdome apresenta o mesmo aspecto que a metade esquerda, ouassimétricas, caso em que isso não se dá.
É de fundamental importância sabermos reconhecer as principais causas de alterações de volume e de forma do abdome. A seguir demonstraremos as principais causas dessasalterações::
1)Gordura
A gordura é a causa mais comum dos abdomes protuberantes, e associa-se com a obesidadegeneralizada. Além de excessivo depósito de gordura na parede abdominal, observa-se que,também há evidências do mesmo em outras regiões do corpo, nos membros, no pescoço, no tórax.
Para melhor examinar esse tipo de abdome é ideal que o levante e seja pesquisada inflamações da pregacutânea ou, até mesmo, uma hérnia oculta.
2)Gestante
A gravidez é outra causa de abdome volumoso, nesse caso simétrico. Há uma proeminência geral do abdome, com um aspecto piriforme. O som à percussão étimpânico nas extremidades e maciço no centro e região inferior do abdome, local onde localiza-se o feto. Nesse caso, é importante tentar auscultar os batimentos fetais.
3)Tumor
O abdome pode ter suaforma e volume alterados pela presença de um tumor. Geralmente um tumor amplo e sólido, em geral originário da pelve, é maciço à percussão. O intestino pode ser deslocado para a periferia do abdome,isso devido ao tumor que o desloca. Os tumores podem Ter diversas origens, entre elas, ovarianas, uterinas, intestinais.
4)Liquido aucustico
 O aumento de volume do abdome nessa situação é causadopor um derrame líquido na cavidade peritoneal. As causas de ascite podem ser: insuficiência cardíaca, cirrose do fígado, glomerulonefrite, nefroses entre outras
Para se examinar um paciente nessascondições, deve-se virar o paciente de lado, para detectar deslocamentos da posição do nível do líquido (deslocamento da macicez). Com o paciente em decúbito dorsal, haverá macicez no hipogástrio,...
tracking img