Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOÃO ALVES DOS SANTOS FILHO

EVOLUÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO E PODER DE COMPRA NO BRASIL NO PERÍODO 2003 - 2010

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CRATO – CE 2011

JOÃO ALVES DOS SANTOS FILHO

EVOLUÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO E PODER DE COMPRA NO BRASIL NO PERÍODO 2003 - 2010

Relatório Final deMonografia apresentado ao Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri – URCA, como parte dos requisitos para avaliação da Disciplina Elaboração de Monografia III, elaborado sob a orientação do Professor Guilherme Sawatani Guedes Alcoforado.

CRATO – CE 2011

JOÃO ALVES DOS SANTOS FILHO

EVOLUÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO E PODER DE COMPRA NO BRASIL NO PERÍODO 2003 - 2010UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

BANCA EXAMINADORA:

________________________________________________ Orientador: Guilherme Sawatani Guedes Alcoforado

________________________________________________ 1º Membro: Áydano Ribeiro Leite

________________________________________________ 2º Membro: Wellington Ribeiro Justo

MONOGRAFIA APROVADA EM: 17 de Março de 2011

A Deus, por nunca meabandonar e sempre me dar força para conseguir alcançar os meus objetivos. Aos meus pais João Alves e Teresinha, por sempre terem me apoiado e me ensinado o caminho correto a seguir. E aos amigos que acreditaram no meu potencial e que me ajudaram para que eu vencesse mais uma caminhada da longa estrada da minha vida.

DEDICO

AGRADECIMENTO

A Deus, em primeiro lugar, que nos momentos maisdifíceis de minha vida nunca me abandonou. A minha mãe, Teresinha, que nunca exitou em confortar-me e ajudar-me nos momentos que mais precisei. Ao meu pai, João Alves, que sempre me auxilou moral e financeiramente. Aos meus irmãos: Maria de Fátima, Gicélia e Gilberto. Aos amigos que sempre estiveram ao meu lado nos momentos difíceis me suportando nos momentos tempestuosos: Bruno, Júnior, Joca,Willer, Josyele e Naily. Aos grandes colegas do curso que conquistei nessa longa caminhada e que jamais esquecerei: Daniele, Jayron, Tatiana, Leidyanne, De Assis, Aline, Renan, Noemita, Keylane, Juliana, Odaléa, Diogo, Soraia e tantos outros. Agradeço ainda a todos os professores de Ciências Econômicas, pois através do repasse de seus conhecimentos cheguei até aqui. E por fim um agradecimento especialao meu orientador Guilherme que muito contribuiu para a execução deste trabalho.

"Não somos o que gostaríamos de ser. Não somos o que ainda iremos ser. Mas, graças a Deus, Não somos mais quem nós éramos."

Martin Luther King

SANTOS FILHO, J.A. Evolução do salário mínimo e poder de compra no Brasil no período 2003 – 2010. Universidade Regional do Cariri – URCA, Centro de Estudos SociaisAplicados – CESA. Departamento de Economia – DE. Curso de Ciências Econômicas, 2010. (Monografia de Graduação).

RESUMO Implementado no Brasil em 1940 por decreto de Getúlio Vargas, o salário mínimo é o valor mínimo legal que os trabalhadores podem receber por sua força de trabalho. É também um direito social e deve ser capaz de atender às necessidades básicas do trabalhador e de sua família,como alimentação, moradia, vestuário, higiene, transporte, lazer, etc. Nacionalmente unificado, o ele é reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo do cidadão. Assim sendo, existe o salário mínimo nominal e o real. Sob a ótica econômica, o salário mínimo nominal representa a quantidade de moedas que o governo, por decreto, estabelece. Já o real está associado ao poder de comprado ordenado. O SM também é a remuneração mínima legal para o mercado de trabalho. Este trabalho procura mostrar a evolução do salário mínimo juntamente com o aumento do poder de compra do brasileiro no período 2003 – 2010, não deixando de traçar toda sua trajetória histórica no país desde sua implementação e mostrando também o seu perfil no mercado de trabalho, utilizado no setor formal e como...
tracking img