Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Além de eliminar substâncias desnecessárias e prejudiciais (como resíduos metabólicos das células, toxinas, etc), este sistema realiza também outras funções muito importantes para o nosso organismo.
Através desta pesquisa aprendemos que o Sistema Urinário é de extrema importância para ofuncionamento do nosso corpo porque exerce as funções de produzir, armazenar e eliminar a urina,eliminando o excesso de água e resíduos do corpo humano, através da urina; além disso, garante a manutenção do equilíbrio dos minerais no corpo humano, auxiliando a regulagem de produção das hemácias (células vermelhas sanguíneas).
Por fim, para mantê-lo sempre sadio devemos ingerir pelo menos 2 litrosde água por dia.
O aparelho reprodutor feminino compõe-se de órgãos genitais externos compostas pelos pequenos e grandes lábios vaginais e pelo clitóris, que em conjunto formam a vulva.
Os órgãos reprodutores femininos internos são os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.

APARELHO UROGENITAL
1 CONCEITO

Aparelho urogenital é a unidade anatômica constituída pelos órgãosformadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. Na espécie humana, como em outros mamíferos, o aparelho urinário compõe-se de dois rins, dois ureteres, bexiga urinária e a uretra. Os órgãos genitais compreendem, no homem, o pênis, os testículos, o epidídimo, a próstata, o escroto, o cordão espermático e as vesículas seminais; na mulher,compreendem a vulva, a vagina, o útero, as trompas e os ovários.

2 ANATOMIA DOS RINS E DO SISTEMA URINÁRIO

Cada um dos dois rins é uma estrutura em forma de feijão. A superfície externa convexa e arredondada de cada rim está posicionada lateralmente, e a superfície côncava, chamada de hilo, é medial.
Cada hilo é penetrado por uma artéria renal, veia renal, nervos e um ureter, queconduz a urina do rim para a bexiga.
Cada ureter dentro do rim é formado por cálices maiores, que, por sua vez, são formados por cálices menores. É um tubo muscular de 25 a 30 cm de comprimento, que conecta o rim à bexiga urinária.O ureter é retroperitoneal, sendo a metade superior abdominal e a metade dos vasos renais, e desce sobre o músculo psoas maior, envolto em tecido conjuntivoperitoneal.(COLICIGNO,2008,p,122).
Os cálices são estruturas em forma de funil, que se encaixam sobre um tecido renal adjacente em forma de cone chamado pirâmide.
O topo de cada pirâmide é chamado de papila e se projeta para um cálice menor.
Os cálices agem como copos coletores da urina formada pelo tecido renal nas pirâmides. (COLICIGNO, 2008,p,123).



As pirâmides estão arranjadasradialmente ao redor do hilo, com a papila apontando em direção ao hilo.As pirâmides constituem a medula do rim. Por fora do tecido medular está o córtex, e cobrindo o tecido cortical na superfície mais externa está uma fina cápsula de tecido conjuntivo.(COLICIGNO,2008,p,124).
A massa de tecido funcional tanto do córtex quanto da medula é constituída principalmente por túbulos (néfrons e túbuloscoletores) e vasos sanguíneos (vasos capilares e semelhantes a capilares). (COLICIGNO, 2008, p, 124).
3 O NÉFRON
Cada rim contém aproximadamente 1 milhão de néfrons. Cada néfron apresenta um componente esférico filtrante, chamado de corpúsculo renal, e um túbulo estendendo-se a partir do corpúsculo renal. Vamos iniciar com o corpúsculo renal, que é responsável pela etapa inicial na formação de urina:a separação de um filtrado do plasma livre de proteínas. (TORTORA, 2007, p.866).

4 CÁPSULA DE BOWMAN
A cápsula de Bowman, também chamada cápsula glomerular, é a extremidade dilatada em forma de taça de um néfron. Essa cápsula envolve uma rede de vasos capilar chamada glomérulo (TORTORA, 2007, p.867).
A cápsula de Bowman é formada por dois folhetos, um visceral ou interno, que está colado...
tracking img