Anatomia e fisiologia do sistema auditivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Anatomia e fisiologia do sistema auditivo e vestibular:
A orelha é um dos principais sistemas sensoriais do organismo. Tanto a audição quanto o equilíbrio são fundamentais para o desenvolvimento da criança. A orelha se divide em três partes: externa, média e interna. As duas primeiras partes constituem o chamado aparelho de condução, que capta e conduz, através de vibrações mecânicas, o somaté a orelha interna. A orelha interna é o aparelho de percepção, que transforma essa vibração em impulsos elétricos codificados e encaminha ao sistema nervoso central para sua interpretação.
Orelha Externa (OE): Compreende o trecho que vai do pavilhão auricular até a membrana timpânica. O pavilhão (hélice, antélice, concha da orelha, fossa triangular, escafa, trago, antítrago, incisuraantitrágica, e lóbulo da orelha) tem forma ovalada e vai-se afunilando em direção ao conduto auditivo externo, que tem formato de “S” e encontra-se folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas ceruminosas (secretam o cerume). O conduto auditivo externo tem comunicação entre o meio ambiente e a orelha média, pois se estende da concha da orelha à membrana timpânica. A membrana timpânica sela esteconduto, separando-o da orelha média.. Os aspectos funcionais da OE são: proteger a membrana timpânica contra danos mecânicos e promover a captação do som e o encaminhamento da onda sonora para a orelha média. Também tem grande responsabilidade no processo de localização da fonte sonora a qual se faz devido à audição binaural.
Orelha Média (OM): denominada cavidade timpanica, contém ossículos daaudição (martelo, bigorna e estribo), articulações, ligamentos, músculos, (músculo tensor do tímpano e músculo estapedio) e túnica mucosa da cavidade timpânica. Possui um orifício anterior, o ótio lateral da tuba auditiva, canal que comunica a OM com a rinofaringe. Na parte medial da orelha média, encontra-se dois orifícios, as janelas oval e redonda. A janela redonda é selada pelo estribo. A conexãoentre a OM e a orelha interna é feita por intermédio de três ossículos articulados. O primeiro, martelo, possui um cabo que é aderido à membrana timpânica. O segundo, bigorna, articula-se com o estribo. Este, por sua vez, sela a janela oval. Os aspectos funcionais da OM são: Os músculos agem como mecanismo de amortecimento que reduz o grau do movimento ossicular. Como efeito das contrações, ocorre umarestrição dos movimentos da cadeia ossicular por meio da rigidez do sistema, evitando-se que ocorra lesão na orelha interna por sons de forte intensidade. A OM tem influencia também na magnificação do som, que se dá por dois fatores, denominado como relação hidráulica de superfície e mecanismo de alavanca. Somando-se esses dois fatores, a magnificação sonora promovida pelo conjuntotímpano-ossicular, representa, segundo a literatura, um ganho de cerca de 30 a 40 dB. Para que haja um perfeito funcionamento tímpano-ossicular, a OM deve estar bem areada, e este ar deve ter pressão idêntica à do meio externo para que o conjunto vibre sem interferências. Este equilíbrio é dado pela tuba auditiva.
Orelha interna (OI): é um conjunto complexo de cavidades que se organizam em duas partes. Olabirinto anterior ou cóclea, relacionada com a função auditiva, e o labirinto posterior, que, por sua vez, compreende o vestíbulo e os canais semi-circulares, relacionado com o equilíbrio corporal.
Cóclea: O último osso da cadeia ossicular, o estribo, está acoplado a uma fina membrana chamada de janela oval. A janela oval é na realidade uma entrada para a orelha interna, que contém o órgão daaudição, a cóclea. Quando o osso estribo move, a janela oval move com ele. No outro lado da janela oval está a cóclea, um canal em forma de caracol preenchido por líquidos e, quando as vibrações chegam à cóclea provenientes da orelha interna, são transformadas em ondas de compressão que por sua vez ativam o órgão de Corti que é responsável pela transformação das ondas de compressão em impulsos...
tracking img