Anatomia reprodutora feminina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Identificar os órgãos constituintes do Sistema reprodutor feminino e caracterizar suas estruturas;

2) Identificar os órgãos constituintes do Sistema reprodutor feminino e caracterizar suas estruturas;

Os órgãos do Sistema Reprodutor Feminino são divididos em internos e externos.

ÓRGÃOS EXTERNOS:

São o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, osbulbos do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores e menores. Os sinônimos vulva e pudendo incluem todas essas partes. A vulva serve:
* Como tecido sensitivo e erétil para excitação e relação sexual;
* Para orientar o fluxo de urina;
* Para evitar a entrada de material estranho no trato urogenital.

O pudendo feminino (vulva) constitui a parte externa dos órgãos genitais femininos.Fundamentalmente ele é representado por uma abertura fusiforme de grande eixo anteroposterior, de bordas muito acidentadas, e situada no períneo, imediatamente por trás da sínfise da pube.
Constituindo como que uma moldura para essa abertura fusiforme, encontramos duas bordas salientes e roliças que descrevem um semi-arco de cada lado, de convexidade lateral, de convexidade lateral e querecebem o nome lábios maiores do pudendo. Esses proporcionam proteção indireta para o clitóris e óstios da uretra e da vagina.
Cada lábio maior é preenchido principalmente por um processo digital de tecido subcutâneo frouxo, contendo musculo liso e a extremidade do ligamento redondo do útero.
As faces externas dos lábios maiores na mulher adulta são cobertas por pele pigmentada contendo muitasglândulas sebáceas e por pelos pubianos. As faces internas dos lábios são lisas, rosadas e não possuem pelos.
Os lábios maiores unem-se anteriormente, nas proximidades da sínfise da pube, formando um ângulo agudo que se denomina comissura anterior.
O mesmo acontece posteriormente, no centro do períneo, constituindo a comissura posterior. Essa comissura geralmente desaparece após o primeiro partovaginal.
Por diante da comissura anterior dos lábios maiores do pudendo feminino e em relação com a sínfise da pube, há um acúmulo de tecido adiposo (a quantidade de tecido adiposo do monte do púbis aumenta com a puberdade e diminui após a menopausa),na tela subcutânea, determinando uma saliência a esse nível, elevação essa denominada monte da pube.

A fenda antero-posterior que é determinada pelosdois lábios maiores recebe o nome de rima do pudendo.
O 1/3 anterior apresenta uma saliência triangular mediana de base posterior, chama-se glande do clitóris e o telhado cutâneo que recobre seria o prepúcio do clitóris.
O clitóris é uma miniatura do pênis masculino. Como este, é um órgão erétil. Atua apenas como órgão excitatório sexual. Ele é muito sensível e aumenta de tamanho devido àestimulação tátil. O clitóris é formado por um tecido esponjoso denominado corpo cavernoso, passível de se encher de sangue.
O corpo cavernoso do clitóris origina-se por dois ramos (direito e esquerdo) bastante longos, que se acolam medial e depois inferiormente aos ramos (direito e esquerdo) inferiores da pube, indo se unir ao nível do centro da sínfise da pube, constituindo o corpo do clitóris, oqual se dirige obliquamente para frente e para baixo, terminando numa dilatação que é a glande do clitóris.
Cada ramo do corpo cavernoso é envolto por um músculo isquiocavernoso.
Como dissemos, a prega cutânea que envolve o corpo do clitóris denomina-se prepúcio do clitóris.
Os 2/3 posteriores da área limitada pelos maiores são ocupados por uma outra formação fusiforme, porém menor.Limitando esta área fusiforme menor encontramos de cada lado, uma prega laminar, que em conjunto constituem os lábios menores do pudendo feminino.
Os lábios menores são paralelos aos maiores, coincidindo na comissura posterior, mas unindo-se anteriormente, ao nível da glande do clitóris.
Cada lábio menor é semilunar, afilando-se nas extremidades.
Os lábios menores são pregas arredondadas de...
tracking img