Anatomia renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os rins são dois órgãos importantes, que continuamente filtram o sangue de modo a regular a sua composição e, sobretudo, eliminar com a urina produzida os resíduos do metabolismo que se podem tornartóxicos para o organismo.
Os rins são dois órgãos simétricos situados na parte mais alta e posterior da cavidade abdominal, em cada lado da coluna vertebral, na região lombar. Têm uma formaoval característica, semelhante à de um feijão, medindo cerca de 12 cm no seu eixo maior, cerca de 6 cm de largura e sensivelmente 3 cm de espessura, com um peso aproximado de 150 g. Eles estãoenvolvidos em toda sua superfície por um tecido fibroso fino chamado cápsula renal. Ao redor do rim existe um acúmulo de tecido adiposo chamado gordura perirrenal, que por sua vez está envolvida por umacondensação de tecido conjuntivo, representando a fáscia de Gerota ou fáscia renal.
Ao corte frontal, que divide o rim em duas partes, é possível reconhecer o córtex renal, uma camada mais externae pálida, e a medula renal, uma camada mais interna e escura. O córtex emite projeções para a medula denominadas colunas renais, que separam porções cônicas da medula chamadas pirâmides.
Aspirâmides têm bases voltadas para o córtex e ápices voltados para a medula, sendo que seus ápices são denominados papilas renais. É na papila que desembocam os ductos coletores pelos quais a urina escoaatingindo a pelve renal e o ureter. A pelve é a extremidade dilatada do ureter e está dividida em dois ou três tubos chamados cálices maiores, os quais subdividem-se em um número variado de cálicesmenores. Cada cálice menor apresenta um encaixe em forma de taça com a papila renal.




O fluxo sangüíneo que se dirige aos dois rins normalmente constitui 21 % do débito cardíaco, ou seja,cerca de 1.200 ml/min. A artéria renal penetra no rim através do hilo, juntamente com o ureter e com a veia renal, e então se ramifica progressivamente para formar as artérias interlobares, as...
tracking img