Analizer geograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Espaço
Espaço – na Geografia (em outras ciências é diferente), o espaço é concebido como uma porção especifica da superfície da Terra, cuja interação entre natureza e ser humano, reflete nareprodução social e na construção da paisagem. (Prof. Geraldo Lopes)
Outros conceitos de Espaço Geográfico:
“espaço geográfico é a união dos elementos físicos e culturais da paisagem” (Prof. Roberto LobatoCorrêa)
“espaço geográfico é a natureza socializada, pois, muitos fenômenos apresentados como se fossem naturais, são, de fato, sociais” (Prof. Milton Santos)
“o espaço é formado por elementosnaturais ou artificiais construídos pelo homem, ou seja, a inter-relação existente entre sociedade e natureza delimitada numa porção da superfície terrestre.” (Prof. Humberto Catuzzo)
Paisagem
Paisagemnatural – é a paisagem sem a ação modificadora do homem, ou seja, as bases geológicas (geognóstica) e climáticas (vegetacional).
Paisagem cultural – é modelada a partir de uma paisagem natural por meiode um grupo cultural. A cultura é o agente, a área natural é o meio e a paisagem cultural é o resultado.
Lugar
Base da reprodução da vida (vivência afetiva) e pode ser analisado pela tríadehabitante-identidade-lugar. O “não-lugar” são lugares de passagem, como aeroportos, estradas, supermercados, local de trabalho etc., não existindo uma relação ou mesmo uma identidade com o indivíduo. Localestá relacionado a um determinado ponto de um lugar (coordenada geográfica)
Região
O conceito de região esta correlacionado com continuidade e contigüidade (vizinhança), possuindo delimitação ecaracterísticas semelhantes. Varia conforme as escolas geográficas. Tipos de regiões na Geografia:
Região Determinista: (o meio sobre o homem) região natural, ambientalista, descritiva, sem evolução,idiográfica, que segue as características físicas, qualitativa da Escola Alemã.
Região Possibilista: (o homem sobre o meio) não estática, possui evolução, interação entre os elementos da paisagem,...
tracking img