analize zavala

505 palavras 3 páginas
ANALISE SOBRE O POLICIAL ZAVALA

O policial Zavala, interpretado pelo ator Michael Pena, é o companheiro inseparável de seu parceiro Taylor, que é interpretado por Jake Gyllenhall, mas, diferentemente deste, se caracteriza por ser um policial que se preocupa mais com o seu lado emocional. A partir disso ele se utiliza da razão para compreender as emoções (própria e dos outros) e lidar com elas, e recorre às emoções para interpretar e tomar decisões mais racionais. Taylor tem nele uma pessoa na qual pode confiar e ser aconselhado em todos os momentos.
As características de Zavala o coloca no perfil de um Policial Profissional, ou seja, que possui características como:
Técnico;
Usa a força de forma necessária;
Estuda as suas ações antes de executá-las;
Tem postura coletiva;
Concentra-se no cidadão e na vítima;
É corajoso, porém de forma responsável;
Prioriza a segurança em suas ações.

Essas concepções dominantes trás como características ações que priorizam a emoção, ações estas que acabam por equilibrar o modo como se comporta seu parceiro Taylor, que age mais pela razão. Usar as emoções para facilitar a razão, e raciocinar inteligentemente acerca das emoções, é que Zavala passa e tenta transmitir no filme.
No que diz respeito à Inteligência Emocional, o agente desenvolve no filme capacidades de apoio que minimizam os perigos inerentes, dentre essas competências são evidenciadas nesse personagem:
Autoconsciência
Autoconsciência emocional
Auto- avaliação rigorosa
Autoconfiança
Autogestão
Autocontrole
Ser inspirador de confiança
Orientação para o êxito
Iniciativa
Consciência social
Empatia
Consciência emocional
Orientação para o serviço
Competências sociais
Influência
Desenvolver os outros
Comunicação
Gestão de conflitos
Criar laços
Espírito de equipe e cooperação

Por suas características, Zavala é o porto seguro de seu parceiro Taylor. Durante as conversas dentro da viatura, é possível evidenciar que Zavala está a todo momento

Relacionados