Analizando o contexto impresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16



1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é aprofundar os conhecimentos no contexto empresarial.
Tendo como tema “Analizando o contexto empresarial”, serão abordados assuntos dos quais, a matemática básica e também a financeira, como elas podem auxiliar o profissional contábil em suas atividades profissionaise também no cotidiano das pessoas; os fatores ambientais, que influenciam o funcionamento das organizações e como o gestor pode se utilizar do planejamento para reduzir os impactos negativos; os aspectos jurídicos do empresário a respeito dos requisitos para composição de uma pessoa jurídica como uma sociedade empresarial; e por fim a participação da contabilidade nas empresas, o que são ativos epassivos, patrimônio líquido, bens e obrigações, relacionados ao assunto.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A matemática pratica e empresarial

A matemática está envolvida em todos os cálculos, em todos planejamentos, prazos, prejuízos, lucros, financiamentos curto e longo prazo, juros ou ate mesmo antecipações pagamentos de compras e várias outras formas, por isso independente da sua área de atuaçãoela é de suma utilidade para empresas para chegarmos num denominador comum.
As matemáticas básicas assim como a matemática financeira são de suma importância para a tomada de decisões tanto para o contador, gestor administrado da empresa , pois nela que ver a maior rentabilidade possibilitando o processo de maximação nos resultados. Ambas podem ser aplicadas em diversas situações cotidianascomo calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento a vista ou parcelado.
De acordo como o texto “Cenário é de otimismo para as pequenas empresas gaúchas” a matemática aparece claramente através dos valores, capitais investidos, fluxos de caixa, recursos financeiros, elevação de custos e os dados percentuais que auxiliam o contador nas suas atividadesprofissionais empresariais e também nas atividades das pessoas físicas tais como prestando serviços profissionais, através dos recursos matemáticos.












2.1.1 Fatores ambientais das organizações
Os fatores ambientais são ferramentas de auxílio, não de descarte de pessoas, podem aumentar a produtividade, gerar economias antes impensadas e dar uma estrutura muito melhor para setrabalhar com mais conforto e comodidades, sem perder o retorno pessoal e financeiro. Um dos maiores desafios é sempre estar atento, não há como saber de tudo e sobre tudo, mas pode-se compreender parte de muitas coisas, sendo o fator tecnológico mais importante o cérebro humano e a ação do homem ao tirar proveito do que constrói.
O desempenho humano depende de muitos fatores que interagem e atuamde maneira dinâmica. Quando os objetivos e metas são explicitados, a tarefa é de certa maneira desenhada para pessoa que irá executá-la. Se a pessoa se sentir motivada para executar tal tarefa e para atingir os objetivos propostos ela se esforçará proporcionalmente à sua motivação. Esse esforço será muito eficaz se a pessoa possuir habilidades adequadas e um ambiente que não seja restritivo oulimitador.

O desempenho é uma conseqüência do estado motivacional e do esforço individual para realização da tarefa. O indivíduo ao interpretar
o resultado alcançado ao final de sua tarefasente-se satisfeito ou não. É esse grau de satisfação que lhe foi provocado, sendo grande, pequeno ou nulo, realimenta a motivação positiva ou negativamente para realização de uma nova tarefa. (Chiavenato 2005)

O conceito de motivação envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho, e é sem duvida uma preocupação crescente em todas as empresas...
tracking img