Wifi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU
UNIGUAÇU
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

BRUNO HENRIQUE DE SOUZA

WI FI

União da Vitória - PR
2011

BRUNO HENRIQUE DE SOUZA

WI FI

Trabalho apresentado para avaliação parcial apresentado ao curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. - UNIGUAÇU

Prof. André Waismann

União da Vitória - PR
2011

LISTA DESIGLAS

WI FI - Wireless Fidelity
IEEE - Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos
3G – Terceira Geração
VPN - Rede Privada Virtual
TI – Tecnologia da Informação
WEP - Wired Equivalent Privacy
WPA - Wi-fi Protected Access
OFDM - Orthogonal frequency-division multiplexing
LAN – Local Area Network

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 05
2. REDES WI FI 06
3. ONDASELETROMAGNÉTICAS 06
4. PRATICIDADE 08
5.1 Wi Fi Em Todos Os Lugares 09
5.2 Redes Wi Fi Nos Aviões 10
5. SEGURANÇA 11
6. ALCANCE E DÉBITOS 12
7. HARDWARE NECESSÁRIO 14
8. CONCLUSÕES 16
9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17


1. INTRODUÇÃO


Com o intuito de estudo das redes sem fio wi fi(Wireless Fidelity), as páginas que vem a seguir abordarão ohardware necessário que é o ponta pé inicial para a instalação da tecnologia, o alcance que uma rede wi fi pode atingir, quais os confortos e acessibilidade que existem hoje, onde pode-se acessar as redes, de quais aparelhos é possível estar conectado.
Também é ressaltada a maneira com que as ondas eletromagnéticas funcionam, como e quando a tecnologia foi criado assim como qual empresa a lançou.2. Redes Wi Fi

Lançado em 1997 o Wi-Fi, resume-se na possibilidade de acessar redes via conexões em fio. Isso para qualquer dispositivo que tenha suporte e não apenas um computador ou computador portátil, o acesso pode ser via celular, i-phone, ou nos últimos tempo vários outros aparelhos como televisores, aparelhos de som e até mesmo geladeiras entre outros.

“O IEEE (Instituto deEngenheiros Elétricos e Eletrônicos) produziu um conjunto de padrões e especificações para as redes wireless sob o título de IEEE 802.11 que definem os formatos e as estruturas dos sinais de curto alcance relativo que fornecem o serviço Wi-Fi. O padrão 802.11 original (sem nenhuma letra no final) foi lançado em 1997. Ele cobre vários tipos de mídia wireless: dois tipos de transmissões de rádio e redesque usam luz infravermelha.”
(ROSS, 2009, pg 21)

Tudo que era usado quando foi criado o Wi-Fi ainda pode funcionar, pode funcionar porque as empresas que criaram esses adaptadores a esta rede não fornecem o drivers necessários para os sistemas operacionais atuais.

“Muitos adaptadores de rede 802.11b Wi-Fi da primeira geração ainda são compatíveis com as redes de hoje, mas seus fabricantesnão oferecem os drivers de dispositivo que são necessários para faze-los funcionar com os sistemas operacionais mais recentes (tais como, Windows XP, ou Windows Vista).”
(ROSS, 2009, pg 21)

3. Ondas Eletromagnéticas

Uma pesquisa experimental feita por Michael Faraday com ajuda de seu colega e admirador James Clerk Maxwell, este que previu a existência de ondas eletromagnéticas tendo aluzcomo um exemplo dessas ondas. A pesquisa também contou com trabalhos experimentais feitas em laboratório por Heinrich Rudolf Hertz este responsável pela primeira produção de ondas eletromagnéticos e Guglienio Marconi quem realizou praticamente a experiência.
A relação entre eletricidade e eletromagnetismo dá-se o nome de eletromagnetismo.

“O eletromagnetismo é o nome da teoria unificadadesenvolvida por Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Esta teoria basea-se no conceito de campo eletromagnético.”
(SANCHES, 2007, Pg 15)

A reciprocidade eletromagnética ensina que se uma corrente elétrica produz forças magnéticas então às forças magnéticas irão produzir uma corrente elétrica.
Após uma serie de estudos Faraday reparou que correntes induzidas por...
tracking img