Analista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Embalagem



1. Sumário

1. Sumário 3
2. O que é embalagem? 5
3. Tipos de embalagens 5
Shape 5
Sleeve 5
Splash 5
Blister 5
Caixa de transporte 5
Caixas K 5
Cartucho 5
Contêiners 5
Embalagem cartonada 5
Embalagens mistas 5
Embalagens multicamadas 5
Embalagens laminadas 5
Embalagens plásticas flexíveis 5
Embalagem reutilizável 5
Latas de alumínio 5
Latas de aço5
4. Ciclo de Vida das embalagens 5
5. Bibliografia 5


2. O que é embalagem?
A embalagem tem como função garantir a segurança e qualidade de vida à população, possibilitando o acesso a diferentes produtos desde alimentos ou medicamentos até eletroeletrônicos e utensílios em geral, em todas as regiões do país. Cabe à embalagem proporcionar segurança no manuseio do produto, manutenção desuas propriedades e informações legais sobre sua composição e validade, e mesmo rastreabilidade do lote de produção. Em certos casos cabe ainda à embalagem estender o prazo de vida dos produtos, evitando o seu desperdício.
3. Tipos de embalagens
Toda e qualquer informação relativa ao produto é transcrita em sua embalagem. Por ser uma forma de comunicação visual, pode conter a marca do produto einformações sobre ele. Segue tipos de embalagens:
Shape
É a forma estrutural da embalagem, como a silhueta de um frasco.
Sleeve
Também conhecido como “manga” é um rótulo encolhível que adere à superfície da embalagem, contornando-a como uma pele.
Splash
É um desenho gráfico utilizado para destacar informações importantes na embalagem.
Blister
Blister é uma embalagem composta de umacartela-suporte – cartão ou filme plástico – sobre o qual o produto é fixado por um filme em forma de bolha. Por exemplo, comprimidos, pilhas.
Caixa de transporte
Caixa de transporte é uma embalagem própria para transportar vários produtos ou produtos de porte maior. Pode ser feita de plástico rígido, papelão ondulado ou madeira. Ela garante segurança e proteção ao produto até seu destino final.Caixas K
As Caixas K são herança das caixas de madeira utilizadas na importação de latas de querosene de 20 litros.
Cartucho
Cartucho é uma embalagem estruturada em papelcartão. Exemplo: caixas de cereais matinais e caixas de sabão em pó.
Contêiner
Contêiner é uma grande caixa, de dimensões e outras características padronizadas, para acondicionar e transportar produtos, facilitando seuembarque, desembarque e transbordo em diferentes meios de transporte.
Pode ser de metal ou madeira e também é conhecido como cofre de carga quando é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e convenções internacionais.
Embalagem cartonada
Ela é composta por várias camadas de materiais que criam barreiras à luz, gases, água e microrganismos, conservando as propriedadesdos alimentos. A embalagem cartonada asséptica é composta por 75% de papel cartão, 20% de filmes de polietileno de baixa densidade e 5% de alumínio.
Embalagens mistas
Combinam dois ou mais materiais e materiais reciclados. Exemplos: plástico com metal; metal com madeira; plástico com vidro; vidro com metal; madeira com papel. A vantagem é a união das propriedades dos materiais para proteger etransportar os produtos, e atrair os consumidores.
Embalagens multicamadas
Combinam diferentes materiais, como por exemplo:
Alumínio + papel
Papel + papelão
Embalagens laminadas
São embalagens formadas pela sobreposição de materiais como filme plástico metalizado + adesivo + filme plástico. As metalizadas, como as dos salgadinhos (snacks), biscoitos, cafés, etc, são um bom exemplo.
Embalagensplásticas flexíveis
São aquelas cujo formato depende da forma física do produto acondicionado e cuja espessura é inferior a 250 micra. Nessa classificação, enquadram-se sacos ou sacarias, pouches, envoltórios fechados por torção e/ou grampos, tripas, pouches que ficam em pé (stand-up-pouches), bandejas flexíveis que se conformam ao produto, filmes encolhíveis (shrink) para envoltórios ou para...
tracking img