Analista de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fabel – Faculdade de Belém

Algoritmo e Lógica de programação Parte 1
sergioraiol@gmail.com

Conceitos e Definições

2

1

Algoritmo
Alguns conceitos: "Serve como modelo para programas, pois sua linguagem é intermediária à linguagem humana e às linguagens de programação, sendo então, uma boa ferramenta na validação da lógica de tarefas a serem automatizadas." “Os algoritmos, servempara representar a solução de qualquer problema, mas no caso do Processamento de Dados, eles devem seguir as regras básicas de programação para que sejam compatíveis com as linguagens de programação.” 3

Algoritmo
Produzir um programa para um computador é definir, detalhadamente, os passos lógicos que o computador precisa seguir para executar uma determinada tarefa. Só é possível informar aocomputador o que fazer se tivermos uma idéia clara de como pretendemos que ele faça o que desejamos.
4

2

Algoritmo
Está aí dificuldade de programação: mostrar que um dado problema pode ser resolvido por um conjunto seqüencial de instruções. Neste sentido, primeiro raciocinamos sobre o assunto, tentando definir com clareza os passos necessários para a solução imaginada e, por fim codificamosem uma linguagem que o computador possa entender.
5

Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidas sobressaltam: Descrição Narrativa; Fluxograma Convencional; Pseudocódigo, conhecida como Linguagem estruturada ou Portugol.

6

3

Descrição Narrativa:
Receita de bolo:
Misture os ingredientes Unte a forma com manteiga Despeje a mistura na forma Se houver coco raladoentão despeje sobre a mistura Leve a forma ao forno Enquanto não corar Deixe a forma no forno Retire do forno Deixe esfriar

7

Fluxograma Convencional
Início

Ler N1, N2

Média (N1+N2)/2

Média > 7 .S. “Aprovado” .N.

“Reprovado”

Fim

8

4

Pseudocódigo ou Linguagem Estruturada
Algoritmo Média Var N1, N2, Média : real Início Leia N1, N2 Média  (N1 + N2) / 2 Se Média < 7 EntãoEscreva “Reprovado” Senão Escreva “Aprovado” Fim_se Fim.
9

Lógica
A Lógica é o estudo filosófico do raciocínio válido. Utilizada em atividades mais intelectuais, a lógica é estudada principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática, semântica e ciência da computação. Ela examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais sãofalaciosas.Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Por fim, a lógica também é estudada na teoria da argumentação.
Fonte: Wikipédia
10

5

Lógica (cont)
é uma ciência das leis do raciocínio, pois o aprendizado da lógica é necessário para garantir que os nossos pensamentos realizem-se corretamente a fim dechegarmos a conhecimentos verdadeiros.

Porque aprender a Lógica
A lógica é necessária, pois nos auxilia no raciocínio e na compreensão de conceitos básicos de qualquer disciplina que nos dispomos a estudar, nos preparando, assim, para o entendimento do conteúdo de tópicos mais avançados. No domínio da computação, ela é importante na verificação formal de programas.

11

Paradoxo
Ao tentarresponder ao enigma, encontram-se Informações que se ligam umas às outras e acabam não levando a resposta alguma. Esse enigma pode ser denominado como Paradoxo do mentiroso. Exemplo de um paradoxo simples: A afirmação abaixo é verdadeira. A afirmação acima é falsa.

12

6

13

Problema
Problema (Dicionário Michaelis): Substantivo Masculino. Questão matemática proposta para ser resolvida.Questão difícil, delicada, suscetível de Questão difícil, delicada, suscetível de diversas soluções. Qualquer enigma. coisa de difícil explicação; mistério,

Um problema pode ser definido como uma questão que é necessário dar resposta. Quando surge um problema, é necessário pensar de forma a encontrar uma solução para o mesmo. 14

7

Fluxograma

15

FLUXOGRAMA
Representação gráfica de...
tracking img