Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE
A teoria econômica nos informa que a taxa de câmbio ideal é aquela que consegue o equilíbrio interno e externo de qualquer país. O equilíbrio interno é uma situação em que o PIB efetivoesteja próximo do PIB potencial e que a inflação se encontre ao redor da meta estabelecida.
Se por exemplo, a demanda interna estiver muito fraca, tal fraqueza poderia ser compensada por uma taxa decâmbio bastante desvalorizada, que produzisse uma demanda externa forte, mantendo a economia próxima ao seu potencial. Da mesma forma, uma taxa de câmbio mais forte, que levasse à redução das exportações(líquidas das importações), poderia ser compensada por uma demanda doméstica mais aquecida. A manutenção do equilíbrio doméstico nos termos acima definidos implica, de maneira geral, uma relação diretaentre a taxa de câmbio e o ritmo de expansão da demanda interna: a demanda forte requer uma taxa de câmbio forte para manter a economia operando sem pressões inflacionárias, enquanto a fraqueza dademanda doméstica precisa ser compensada com uma taxa de câmbio fraca para evitar a deflação. Se, porém, a demanda estiver forte com o câmbio fraco, a inflação ficará acima da meta, isto é, emdesequilíbrio interno. Para manter as contas externas equilibradas, a taxa de câmbio tem que se desvalorizar. Da mesma forma, se a demanda interna fraqueja, a taxa de câmbio pode se apreciar sem prejuízo àmanutenção do saldo zerado. A relação nesse caso é inversa à observada no anterior: para manter o equilíbrio externo, uma economia forte precisa de câmbio fraco e vice-versa.
Os estudiosos nos informaque o preço mais importante em um sistema econômico é a sua taxa de câmbio, ela pode desestruturar o equilíbrio interno e externo e comprometer as metas estabelecidas pela política econômica. Nãopodemos usar o câmbio valorizado como instrumento para combater a inflação esperando que o sistema de câmbio flutuante, garantirá, o financiamento dos deficits em conta corrente. ‘Segundo o professor...
tracking img