Analise o fragmento de texto do pequeno príncipe e uma breve reflexão sobre o tema do trabalho.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE: ANÁLISE DE TEXTO 1

Analise o fragmento de texto do Pequeno Príncipe uma breve reflexão sobre o tema do trabalho.

Foi escolhido para a análise o texto do Pequeno Príncipe, cujoautor Antoine de Saint-Exupéry elaborou, dentro de um “conto de fadas”, uma análise do cotidiano do mundo abordando os vários setores que compõem a sociedade.
Pela leitura do texto, pode-se inferirque o autor inseriu alguns conceitos sobre o trabalho que, vem de encontro às necessidades do próprio capitalismo.
Num primeiro momento o autor, através da personagem, não valoriza a existênciadaquele planeta ocupado por um lampião e um acendedor. Apenas quando percebe que o homem é um trabalhador passa a valorizá-lo porque, o seu trabalho tem um sentido e, é bonito ser útil. Trata-se aqui davalorização pela sociedade do indivíduo que trabalha, não fica ocioso, desenvolve um trabalho braçal. Com isso, ele recebe a saudação respeitosa.
Em outro ponto, ele faz uma relação entre o trabalhar ecompreender o que se faz. Para o acendedor de lampiões não há necessidade de entender o que faz, basta estar escrito no manual. Assim, foram os trabalhadores do início da industrialização; não havianecessidade de pensar, pedia-se apenas a obediência aos regulamentos. Não deveriam ser questionados. É a alienação total do trabalhador.
Nesta mesma parte, o trabalhado árduo passa a ser valorizado,parece que ele tem mais sentido do que o trabalho intelectual, pois o primeiro mostra o produto final, acendendo e apagando as luzes, ao contrário do homem de negócios.
Quando ele aborda o temasobre a velocidade do trabalho do acendedor, ele deixa claro que, existe uma evolução tecnológica no mundo que necessita cada vez mais do tempo disponível do trabalhador para executá-lo. Assim, o mesmotrabalho é feito num tempo menor, ganhando o mesmo e tirando o momento de descanso do trabalhador. Isso, é ratificado pelo acendedor quando este diz que o regulamento não muda, mas o planeta sim....
tracking img