Analise e desenvolvimento de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ANALISE DE SISTEMAS II

ANALISE DE SISTEMAS I
BANCO DE DADOS I
ENGENHARIA DE SOFTWARE
LINGUAGEM E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO
SEMINÁRIOS II

Trabalho apresentado ao Curso ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ANALISE DE SISTEMAS I

1- Considere umcaso de uso controlar matricula, cujo objetivo é cadastrar o usuário da biblioteca. partindo desse cenário elabore a documentação do caso de uso.

2-Considerando a técnica de modelagem entidade relacionamento, explique com suas palavras o que são entidades e tabelas, relacionamentos e cardinalidade, atributos e seus tipos, administrador de dados, modelo conceitual de dados, modelo lógico dedados e modelo físico de dados.

Entidades; Entidade é qualquer coisa, concreta ou abstrata, incluindo associações entre entidades, abstraídos do mundo real e modelado em forma de tabela que guardarão informações no banco de dados.

Tabelas; Uma tabela é uma representação matricial, isto é, em linhas e colunas, tantas quantas a aplicação que se queira dar.
Existem tabelas unidimensionais que têmapenas colunas ou apenas linhas. Mas o mais comum é encontrar-se tabelas bidimensionais.
As tabelas são realmente a conjugação entre o pensamento abstrato e a nossa necessidade de visualização. Mas elas têm um ponto muito forte que é a capacidade de nos dar muita informação em pouco espaço.

Relacionamentos; são as ligações ou associações entre as entidades.

Cardinalidade; refere-se aonumero de ocorrências em um relacionamento.

Atributos; Na programação orientada a objetos, o atributo é um elemento da classe que pode representar uma característica dos objetos instanciados ou valor de controle da classe. A representação básica de um atributo consiste em seu identificador, ou seja, o nome do atributo, e seu tipo, sendo que explicitação do tipo é opcional. Podendo ser representadopor um único nome, como:
aluno
aluno: Pessoa

Administrador de dados; Além das tarefas de gerenciamento de dados, de processo de fluxo de trabalho e de segurança que os membros da função de Modelador podem executar no Planning Business Modeler, os membros da função de Administrador de Dados também podem executar tarefas de integração de dados.
As seguintes considerações se aplicam à função deAdministrador de Dados:
Os usuários atribuídos à função de Administrador de Dados têm acesso irrestrito a todos os dados comerciais no seu escopo, mesmo que pertençam a uma função corporativa que tenha configurações restritas.
A atribuição de um membro à função de Administrador de Dados não garante permissões explícitas no banco de dados de preparo e de aplicativos para executar todas astarefas necessárias de integração de dados. Para obter mais informações, consulte Ajuda de Integração de Dados do PERFORMANCEPOINT Server.
Por motivos de segurança, o trabalho realizado por membros da função de Administrador de Dados deve ser revisado cuidadosamente, pois esses usuários podem navegar em bancos de dados. É recomendável que os membros da função de Administrador de Dados não tenhampermissões completas no banco de dados, a menos que isso seja necessário.
Os membros da função de Administrador de Dados não podem criar nem excluir aplicativos ou sites modelo e também não podem gerenciar a participação da função.
Modelo conceitual de dados; Modelo: representação abstrata e simplificada de um sistema real, com a qual se pode
explicar ou testar o seu comportamento, em seu todo ouem partes (Cougo, 1997).
Modelo de Dados: representação de uma realidade através de algumas regras e símbolos.
É a abstração do mundo real. Precisa-se:

Conhecer profundamente o negócio da empresa

Ter domínio da técnica de modelagem de dados

Modelo lógico de dados; Um modelo lógico de dados para uso meramente operacional/transacional deve:
Ser completamente normalizado;
Representar...
tracking img