Analise titrimetrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Titrimétrica
“Análise quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução padrão (de concentração conhecida),necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contém a substância a ser analisada” (Vogel)

Exemplo:
Qual o volume de uma solução padrão de NaOH 0,100 mol/L necessário para neutralizar completamente 75,00 mL de uma solução de umaamostra, cuja concentração de hidrônio é0,0100 mol/L ?
NaOH + H3o Na+ 2H2O
1mol 1mol
Número de mols de H2O+em 75,00 mL =75,00 x 0,0100 = 0,750 mols
NaOH H3O solução de NaOH
1mol 1mol 0,100mol/L = 100mol/L
0,750mol 0,750mol 100mol 1000mL0,750mol x
x = 7,50mL

Ponto de Equivalência
(ou ponto final teórico ou estequiométrico)O volume exato da solução padrão necessário para a reagir completamente com a espécie que se deseja determinar na amostra. O término da titulação é detectado por meio de alguma modificaçãofísica produzida pela própria solução padronizada (por exemplo, mudança de coloração), ou pela adição de um reagente auxiliar(indicador).O final da titulação indicado pela mudança de alguma propriedade física é chamado ponto final da titulação O erro da titulação é a diferença entre o ponto de equivalência e o ponto final da titulação.Pré-requisitos a serem atendidos para as reações serem utilizadas em análises titrimétrica:
* A reação deve ser simples e poder ser expressa por uma equação química. A substância a ser determinada deve reagir completamente com o reagente em proporções estequiométricas ou equivalentes.
* A reação deve ser relativamente rápida (A maior parte das reações iônicas satisfaz esta condição). Em algunscasos, pode ser necessária a adição de uma catalisador para aumentar a velocidade da reação.

* Deve ocorrer, no ponto de equivalência, alteração de alguma propriedade física ou química da solução

* Deve-se dispor de um indicador capaz de definir claramente, pela mudança de uma propriedade física ou química, o ponto final da reação

Solução Padronizadas
São preparadas pela dissoluçãode uma determinada quantidade, em mols, do reagente em um volume preciso
No de mols do soluto
Concentração molar (mol/L) =
Volume da solução (em litros)
Padrões Primários
São substâncias com alto grau de pureza, empregada para padronização de padrões secundários, atravésda titulação. Um padrão primário deve satisfazer os seguintes requisitos:
* Deve ser fácil de obter, purificar, secar (de preferência a 110 e 120 ºC) e preservar em estado puro.

* A substância não deve se alterar no ar durante a pesagem.

* A substância deve poder ser testada para impurezas por ensaios qualitativos ou outros testes de sensibilidade conhecida

As impurezas nãodevem exceder 0,01 – 0,02%
* O padrão primário deve ter massa molecular relativa elevada para minimizar erros de pesagem.
A precisão de pesagem é normalmente 0,1 a 0,2 mg, logo, para uma exatidão em uma parte em 1000 é necessário empregar amostras que pesem pelo menos 0,2g.
* A substância deve ser facilmente solúvel nas condições de trabalho.
* A reação com a solução padrão deve serestequiométrica e praticamente instantânea. O erro de titulação deve ser desprezível ou poder ser facilmente determinado experimentalmente com acurácia.
Classificação das reações em análise titrimétrica
1.Reações de neutralização ou alcalimetria ou acidimetria
2.Reação de formação de complexos
3.Reações de precipitação
4.Reações de oxidação-redução
Volumetria de Neutralização
A análise...
tracking img