Risco maquinas agricolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Máquinas Agrícolas

-------------------------------------------------
Riscos Mecânicos Comuns
Todas as máquinas possuem pontos e zonas perigosas às quais estão associados determinados riscos. Os pontos que se seguem descrevem algumas destas situações, evidenciando as tarefas ou as máquinas utilizadas que mais expõem os trabalhadores.
Pontosde Enrolamento
Estão associados aos componentes giratórios de uma máquina: veios, eixos rotativos, moinhos e ancinhos das ceifeiras–debulhadoras e das máquinas de colheita de forragens, entre outros.
Risco: Arrastamento e Enrolamento
Situações comuns nas quais os trabalhadores estão expostos: arrastamento de um fio de uma peça de vestuário ou de uma parte rasgada, aberta ou larga (ex.: manga),agarramento e enrolamento de cabelos compridos nas peças giratórias, apoio do trabalhador numa peça rotativa que leva ao arrastamento do vestuário.
Zonas de Esmagamento
Surgem quando dois objectos se dirigem um para o outro ou quando só um deles vai de encontro a um outro que se encontra parado.
Risco: Entalamento, esmagamento
Situações comuns nas quais os trabalhadores estão expostos: engatede um tractor a uma máquina qualquer, fecho brusco da porta do tractor quando o passageiro se encontra sobre o estribo na abertura da porta da cabina, trabalho sob um objecto mal escorado (ex.: intervenção sob uma máquina onde o macaco está mal colocado).
Zonas de Cisalhamento e Cortantes
Zonas de cisalhamento: São criadas por partes mecânicas que passam próximas umas das outras e que podemcortar objectos que se encontram entre elas. Nas máquinas agrícolas existem pontos de cisalhamento ao nível dos êmbolos das enfardadeiras de média pressão, dos tambores das colhedoras de forragens e nas gadanheiras de barra de corte.
Zona cortante: é criada por um objecto que se desloca com rapidez ou que se apoia com força (ex.: faca, foice, gadanha, lâminas de uma gadanheira rotativa).Risco: Corte
Situações comuns nas quais os trabalhadores estão expostos: operações de desempapamento
Zonas de Accionamento
Zonas activas das máquinas onde os trabalhadores intervêm: mesa de descamisar, tambor – recolha, “pick – up” de enfardadeira
Risco: Agarramento, Esmagamento, Corte e Enrolamento
Situações comuns nas quais os trabalhadores estão expostos: tentar libertar caules de milho, forragens ouinfestantes presos nos bicos colhedores ou outros órgãos móveis enquanto a máquina está em funcionamento; introduzir produtos com as mãos nos alimentadores de certas máquinas; tentar retirar, por exemplo, um fio enrolado em volta de um veio; empurrar com o pé produtos que estejam a obstruir uma tremonha.
Pontos de Engrenamento
Encontram-se em sistemas de transmissão de potência: correias,correntes, rodas dentadas ou carretos
Risco: Entalamento e Esmagamento
Situações comuns nas quais os trabalhadores estão expostos: limpeza, intervenção de desempapamento ou regulação na proximidade de partes móveis desprotegidas em funcionamento
Zonas de Projecção
Existem máquinas que, pelo seu modo de funcionamento e objecto de trabalho (máquinas com órgãos rotativos que cortam e recortam),projectam partículas a grandes distâncias, providas de elevada velocidade: gadanheiras rotativas, trituradores de palha montados sobre as ceifeiras debulhadoras, reboques – distribuidores de estrume, lâminas dos corta – matos (capinadeiras rotativas).
Riscos: Projecção de Material
Situações comuns nas quais os trabalhadores estão expostos: quando máquinas de corte (ex. gadanheiras rotativas) apanham eprojectam materiais densos como pedras ou quando projectam materiais metálicos que se partam ou desprendam como é o caso das facas; projecção de grãos de cereais ou peças metálicas por parte das máquinas de recorte (trituradores de palhas); projecção de partículas dos tambores distribuidores de estrume quando estão quase vazios (podem projectar para trás e para a frente)
Pontos de Inércia...
tracking img