Analise sobre o filme "Apocalypto" com os ramos do direito

894 palavras 4 páginas
Os Ramos do Direito
No tempo retratado pelo filme “Apocalypto”, as sociedades primitivas não usavam as leis escritas, porque não tinha e fatalmente só na oralidade. Mas ali, surgiam os ramos do direito, tais como o civil e o penal, constituindo-se também do direito costumeiro e muitas vezes constituído pela religião ou algo sobrenatural em que sacrificavam pessoas para um tal Deus. Instituindo- se o direito ambiental, onde o cidadão em que só precisa do veneno, retira sem matar o animal.
Portanto, no filme se tem vários ramos do direito, tais como: civil, penal, ambiental e o costumeiro.
O Contexto cultural
O contexto cultural nas sociedades primitivas ou arcaicas é bem interessante pois ele vem nos mostrar como as sociedades viviam como por exemplo: O seu modo de vestir, os seus costumes, o seu modo de comer e várias outras coisas que podemos visualizar no filme “Apocalypto”. Porém no filme ficou bem claro que naquela época as sociedades não tinham nenhum conhecimento a não ser as histórias que as pessoas, como os chefes da tribos, clãs ou anciões lhe contassem ou reparassem. As únicas coisas que o povo daquela época faziam era a caça e pesca para garantir o sustento de sua tribo, pois eles não possuíam quase nenhum contato com as outras tribos, a não ser que fosse para realização de troca de alimentos. Cada tribo possuía características distintas umas das outras, seus costumes eram diferentes, como podemos citar as suas regras de regulamentação que se mantinham e se conservavam-se pelas suas tradições o que acarretou em uma visível dissemelhança de povos ou tribos.
O Direito e o Divino
No filme se nota que o é direito primitivo, onde as sociedades Maias seguem regras, possuem uma conduta, porém sem ter um determinada instituição jurídica, um poder centralizado, mas ao analisarmos podemos dividir as funções de poderes naquela época do direito arcaico.
Ao relacionarmos o capitulo de Wolkmer podemos fazer uma analogia de uma divisão parcial de

Relacionados