Analise setor bancario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO
fevereiro 26, 2009
Autor: Marcos Gabbardo
1.    INTRODUÇÃO
Este texto procura analisar a atividade bancária brasileira apresentando influências economicas e concorrências (entrada de concorrência externa) que modelaram o setor nas últimas décadas. Ao mesmo tempo em que busca atingir estes objetivos, o presente trabalho preza também por apresentar astendências dos próximos anos no setor bancário brasileiro.
A partir da década de 70 até meados da década de 90 pode-se afirmar de modo geral que o setor bancário brasileiro  teve uma elevada participação no PIB decorrente das altas taxas de inflação que se mantiveram  durante o período, um alto grau de concentração bancária e uma extensa participação do setor público no meio bancário através de bancosfederais e estaduais. Neste período os bancos se utilizavam da alta inflação e da crise fiscal e financeira do Estado obtendo ganhos através de arbitragem inflacionária e do financiamento da divida publica que crescia. Até parte da década de 60, se utilizando da constituição de 1946, o Brasil eliminou as diferenças entre bancos nacionais e estrangeiros e a partir da reforma financeira de 1964, foiestabelecido barreiras para entrada de concorrência estrangeira no país  como por exemplo, a necessidade de decreto do Poder Executivo para a entrada de bancos estrangeiros o que dificultou um pouco a atuação concorrencial externa dentro do mercado brasileiro. Ainda na década de 70 o setor bancário brasileiro passou por uma onda de fusões e aquisições incentivadas pelo governo através de medidasque tinham como objetivo o crescimento do setor industrial através da utilização da capacidade ociosa e a diminuição do processo concorrencial entre as instituições financeiras que colocavam moeda em demasia na economia. Neste período pode-se também citar a grande expansão tecnológica (principalmente na décadas de 90) que teve o setor investindo na tecnologia da informação para diminuir custos emelhorar os serviços prestados, possibilitando aumentar o alcance dos bancos as mais variadas formas de clientes.
O texto está organizado da seguinte forma. O capitulo 2 examina as principais questões econômicas que modelaram o atual panorama do setor bancário, o capitulo 3 analisa o processo de entrada de concorrência estrangeira no setor bancário brasileiro e o capítulo 4 apresenta umaperspectiva para o setor bancário brasileiro frente os 2 aspectos analisados nos capítulos anteriores.
2.    PANORAMA DO SETOR BANCÁRIO FRENTE À CONJUNTURA ECONOMIA BRASILEIRA
Pode-se dizer que o sistema financeiro brasileiro nas últimas décadas experimentou um panorama econômico bipolar, em um primeiro momento, uma economia onde a inflação era uma constante, e através dessa, se utilizando de arbitrageminflacionária o setor bancário cresceu enormemente. O outro lado do panorama econômico vivido pelo setor bancário se refere ao período de baixa inflação proporcionado mais recentemente pela implantação do plano real que conseguiu diminuir e estabilizar a inflação.
Até a implantação do plano real o Brasil sempre conviveu em um ambiente de inflação elevada, neste período, o setor bancário aproveitoupara crescer tanto no que diz respeito à receitas (lucratividade) como em sua estrutura física, sendo esta expandida em muitas vezes. Neste mesmo período o setor atingiu grande rentabilidade utilizando-se da arbitragem inflacionária para obter ganhos através de floats e de spreads das intermediações financeiras (DE PAULA). Basicamente os ganhos com floats derivavam-se da aplicação dos saldos quenão eram remunerados pelos bancos e que davam um retorno próximo a correção monetária da época. Além da inflação elevada da época, o desempenho do setor bancário neste período obteve ajuda das mudanças institucionais promovidas pelo governo, citando a reforma financeira de 1964 que através de uma política de estabilização e de olho no longo prazo promovida pelo Plano de Ação Estratégica do...
tracking img