Analise junguiana da trilogia matrix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1812 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Jung foi um dos maiores pensadores do século XX. Sua investigação da psique levou-o a profundezas onde Freud não se aventurou. Os conceitos que elaborou a partir dessa descida aos subterrâneos da alma fornecem munição para uma releitura de todos os aspectos da existência - não só psicologicamente falando, mas também do ponto de vista filosófico e até mesmo religioso. Pode-sequestionar porque os surrealistas eram tão fieis a teoria freudiana, quando era Jung quem fornecia a moldura teórica mais adequada para suas especulações sobre a pobreza da realidade consensual e a possibilidade de outro real - na verdade, um surreal - além das futilidades deste mundo quotidiano.
Se existe um filme sob medida para uma análise junguiana enriquecedora, certamente é a trilogia dosirmãos Wachowski. O simbolismo arquetípico da história salta aos olhos, não há nome de personagem que não remeta à mitologia. . A premissa de Matrix ganha muito quando é articulada com a epistemologia de Jung, segundo o qual não sabemos como a realidade é em si mesma e só temos acesso ao real filtrado por nossa realidade psíquica.

Sobre a Matrix

No começo, acompanhamos Neo, durante o dia umfuncionário de uma empresa de programas para computador e à noite um hacker, daqueles que adoram fuçar, invadir e sabotar os sistemas alheios. Em determinado momento, ele é abordado por Trinity, uma estranha que o leva ao encontro um homem misterioso, Morpheus, que o procurava há algum tempo. Nesse momento, Morpheus então dá a Neo (e a nós) as explicações gerais sobre o que é a Matrix. É revelado quenão se está no fim do século XX, e sim duzentos anos à frente, pois, entre 1999 e o começo do século seguinte, a humanidade conseguiu finalmente criar máquinas dotadas de inteligência artificial. Inicialmente elas foram usadas para nos auxiliar em atividades perigosas ou desagradáveis. As chamadas AIs, (Inteligências Artificiais), foram então se aperfeiçoando e ficando cada vez mais parecidas comos seres humanos. Em algum momento do século XXI elas tornaram-se mais poderosas do que os homens e não aceitavam mais serem submissas.
Uma guerra entre máquinas e humanos ocorreu. O único ponto fraco das AIs é que, da mesma maneira que as máquinas atuais, também precisavam de energia, e no caso, solar. Em uma tentativa desesperada, a humanidade detonou seu arsenal de bombas atômicas para queo Sol fosse encoberto. Mas então, as máquinas descobriram que o corpo humano também pode ser usado como fonte de energia, e os seres humanos foram aprisionados em casulos onde sua energia é retirada por meio de tubos ligados aos corpos. Eles ficam adormecidos do nascimento até a morte. Sempre que é preciso, novos homens são gerados artificialmente, e quando morrem, seus corpos são reprocessadospara se tornarem como alimento intravenal dos outros.
Matrix é o nome do gigantesco programa de computador que nos manteria presos e adormecidos. Como a mente humana precisa ser mantida funcionando, ele transmite diretamente aos cérebros uma espécie de mundo virtual, inexistente, ambientado no ano de 1999. Esse mundo é justamente onde Neo e todo o resto da humanidade pensam que vivem. Ou seja:viveríamos todos em um sonho, em uma realidade virtual gerada por computadores.

Resumo dos filmes

No primeiro filme, Matrix, Neo aprende a viver por sua aspiração, que é primeiro libertar-se de algo que ele não conseguia ver ou saber, mas cuja opressão ele podia sentir em sua alma. Ele buscou essa libertação desesperada e inconscientemente, e foi ajudado por Morpheus e Trinity a sair daMatrix. Após o conhecimento do que o subjugava, sobreveio o medo, e a pequenez diante do poder do carcereiro (no caso, as máquinas). Precisou, novamente, de ajuda externa, na figura de Oráculo, que progressivamente o ensinou que buscar os seus objetivos é como respirar (ou amar): não deve haver dúvidas se você pode ou não pode, você apenas respira (ou ama) e aquilo é o natural. Sua mente,...
tracking img