Analise investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

A inflação consiste na variação nominal e sustentada dos preços de bens e serviços.
É comum os estudos de viabilidade econômica serem elaborados a preços constantes, com o pressuposto de que a inflação afeta de igual modo todos os preços e custos.
Apesar dos preços evoluírem de modo diferenciado por produtos, aspecto que deveria ser tido em consideraçãoquando se estimam os fluxos financeiros a preços correntes - isto é quando se considera o impacto da inflação no processo de estimação -, é comum assumir-se, por comodismo ou por falta de informação detalhada, uma taxa indiferenciada de inflação para todos os custos e proveitos de um determinado período.
A inflação, constituindo num aumento geral dos preços, tem um impacto nos cash flows dosprojetos de investimento a três níveis:
• Nos rendimentos nominais, que aumentam;
• Nas despesas nominais, que aumentam também;
• Nos juros e encargos ligados ao endividamento, que também aumentam.
A análise de investimentos em contexto inflacionário pode ser efetuada em termos nominais ou em termos reais. Assim, os cash flows nominais devem ser atualizados a taxas nominais e os cash flows reaisdevem ser atualizados a taxas reais.

INFLAÇÃO E TAXA DE ACTUALIZAÇÃO

A forma de estimar as taxas de atualização, ajustando-as do efeito da inflação, consiste na seguinte relação:

(1+I)=(1+R)x(1+J)

Onde:
I=Taxa Nominal de Juros
R=Taxa Juros Real
J=Inflação

IMPACTO DIFERENCIADO SOBRE OS CUSTOS E PROVEITOS

Quando todos os custos e proveitos refletem de igual modo o impacto dainflação, a análise de investimentos a preços correntes e a preços constantes é equivalente. O impacto da inflação é neutro. No entanto há um pequeno detalhe que pode alterar essa conclusão. As amortizações são determinadas pelo valor dos ativo subjacentes. Tendo em conta que estes são contabilizados e permanecem ao custo histórico no balanço das empresas, as amortizações são uma proporção constantedesse custo, como tal não deverão sofrer o efeito da inflação numa análise a preços correntes. Como as amortizações são um custo não afetado pelo crescimento dos preços, mas os proveitos refletem esse crescimento, o impacto líquido vai ser um crescimento dos RAI e, por arrastamento, um aumento real dos impostos pagos. A rentabilidade real da empresa reduz-se por via da transferência de riqueza daempresa para o Estado através de impostos mais elevados.
Em países de inflação elevada podem existir reavaliações dos ativos possibilitando assim a atualização do montante a contabilizar como amortizações em cada período. Contudo isto não permite normalmente diluir totalmente o impacto da inflação na rentabilidade dos investimentos.

INFLAÇÃO E NECESSIDADES DE FUNDO DE MANEIO

A inflaçãoafeta os investimentos com necessidades de fundo de maneio, ao tornar os produtos vendidos mais caros bem como as matérias-primas consumidas implicará um maior investimento na manutenção de um stock de existências. Por outro lado se as vendas crescem por efeito da inflação crescerão os créditos concedidos a clientes. O contraponto é que a empresa também poderá obter dos seus fornecedores um volume decrédito acrescido.

Etapa 05

INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA NA ANÁLISE DE INVESTIMENTO

O Imposto de Renda incide sobre o lucro tributável da empresa que, por sua vez, é influenciado por procedimentos de contabilidade de depreciação.

Uma análise adequada dos investimentos deve ser realizada com a consideração do Imposto de Renda, mesmo que as propostas tenham apenas custos ou apresentemem determinados períodos lucro tributável negativo. O que importa na realidade, é a influência marginal da proposta, ou seja, o fluxo diferencial entre as situações em que a proposta é e não é implementada.

Em comparações como “leasing” versus financiamento, fica clara a importância de se efetuar análise após impostos.

Conforme a legislação em vigor (altera-se com frequência) o Imposto de...
tracking img