Analise financeira

ANÁLISE POR QUOCIENTES - FINANCEIRA E ECONÔMICA

1.1 INTRODUÇÃO:
Análise por quocientes é o processo mais utilizado porque oferece uma visão global da situação econômica/financeira da empresa. A análise por meio de índices envolve os métodos de cálculo e a interpretação dos índices financeiros, para avaliar o desempenho e a situação da empresa.
Os insumos básicos para a análise baseada emíndices são a demonstração do resultado e o balanço patrimonial da empresa.
Os indicadores econômicos-financeiros são apurados através de cálculos matemáticos efetuados levando em conta valores extraídos das demonstrações contábeis e financeiras em busca de números que auxiliem no processo de decisão e entendimento da real situação da empresa em seus aspectos patrimoniais, financeiros, derentabilidade e giro, dentre outros. Uma das características principais de análise dos índices, é evidenciar a posição da empresa de forma estática e também buscar analisar as situações futuras relacionadas com períodos subsequentes, por meio de projeções.

1.2 INTERPRETAÇÃO DE QUOCIENTES:
A análise por Quocientes consiste na interpretação de dados extraídos das demonstrações financeiras, visandoconhecer a situação econômica e financeira da empresa.
Os quocientes mais utilizados, que permitem um conhecimento da situação financeira da empresa são os Quocientes de Estrutura de Capitais e Quociente de Liquidez. E os que evidenciam a situação econômica são os Quocientes de Rentabilidade.
Os Quocientes de Estrutura de Capitais, também conhecidos por Quocientes de Endividamento, são obtidosmediante a confrontação dos elementos que representam os Capitais de Terceiros com o Patrimônio Líquido e com o Ativo Permanente, servem para aquilatar o grau de endividamento da empresa.
Os Quocientes de Liquidez de uma empresa é medida pela sua capacidade para satisfazer suas obrigações, a liquidez refere-se à solvência da situação financeira da empresa. De um modo geral, quanto maiores essesíndices, melhor estará a situação da empresa, em termos financeiros.
Os Quocientes de Rentabilidade avaliam o desempenho global da empresa, em termos de capacidade de gerar lucros pelo capital investido, avaliam as diversas margens geradas em relação à receita (lucratividade) e o resultado (receitas-despesas) em relação aos investimentos (rentabilidade), são indicadores econômicos e avaliam o retorno docapital investido.


1.3 QUOCIENTES DE ESTRUTURA DE CAPITAIS:
Evidenciam o grau de endividamento da empresa em decorrência da origem do capital investido no patrimônio. Mostra a proporção existente entre o capital próprio (patrimônio líquido) e o capital de terceiros (empréstimos).
A situação de endividamento de uma empresa indica o montante de recursos de terceiros que está sendo usado,na tentativa de gerar lucros. Os acionistas mantêm-se atentos ao grau de endividamento da empresa e à sua capacidade de pagamento, assim como, os credores também se preocupam com o grau de endividamento e a capacidade de pagamento da empresa, pois, quanto mais endividada ela estiver maior será a probabilidade de que não consiga satisfazer às obrigações com os seus credores.
PARTICIPAÇÃO DOSCAPITAIS DE TERCEIROS EM RELAÇÃO AOS RECURSOS TOTAIS:
Fórmula:
Exigível Total
Exigível Total + Patrimônio Líquido
Este quociente evidencia qual a proporção da participação dos Capitais de Terceiros em relação aos Recursos Totais.

PARTICIPAÇÃO DOS CAPITAIS DE TERCEIROS EM RELAÇÃO AOS CAPITAIS PRÓPRIOS:
Fórmula:
Exigível Total
Patrimônio Líquido
Este quociente evidencia a proporção queexiste entre os capitais de Terceiros e os Capitais Próprios. Mostra o grau de endividamento da empresa.

COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO:
Fórmula:
Passivo Circulante
Exigível Total
Este quociente evidencia quanto a empresa deve a curto prazo para cada real de Obrigações Totais.

1.4 QUOCIENTES DE LIQUIDEZ:
Demonstra a base da situação financeira da empresa, visando medir a sua capacidade de...
tracking img